×
Loading ...

Como assegurar que sua nova tatuagem cicatrize bem

Atualizado em 17 abril, 2017

Depois de escolher seu tatuador, cuidar da sua cicatrização é o passo mais importante no processo da tatuagem. Afinal, você fez um investimento para a vida toda, e você deveria apreciá-lo. Portanto, seu trabalho nos próximos dias será cuidar bem da sua tatuagem para que ela cicatrize bem. Essa diligência diminuirá os riscos à saúde e maximizará a vivacidade da sua nova tatuagem.

Instruções

O cuidado adequado de novas tatuagens dá lindos resultados (smiles image by sedjudor from Fotolia.com)
  1. Mantenha a tatuagem coberta por cerca de uma hora depois de pronta.

    Loading...
    Deixe o curativo na tatuagem por cerca de uma hora (bandage image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)
  2. Retire a fita e o curativo, tocando o mínimo possível na tatuagem. Não refaça o curativo a menos que seja absolutamente necessário - se for a algum lugar onde a tatuagem possa sujar, por exemplo. Deixar o curativo na tatuagem pode resultar em muita umidade, o que não vai permitir uma cicatrização adequada.

  3. Lave a tatuagem com água e sabonete suave e sem perfume de duas a três vezes por dia, por 7 a 10 dias. Use as mão para lavá-la suavemente e então secar gentilmente com batidinhas com uma toalha limpa e macia ou uma toalha de papel.

    Use sabonete suave para lavar sua tatuagem (soap bubles image by Pomidors from Fotolia.com)
  4. Coloque uma camada bem fina de creme antibiótico na tatuagem lavada e tente não tocá-la em nada. Se ficar com aparência oleosa, você aplicou muito; tire o excesso com uma toalha de papel. Muito creme pode deixar a tatuagem muito úmida, o que pode fazer com que ela descasque muito rápido e não cicatrize adequadamente.

    Use pomada antibiótica na sua tatuagem (tube image by JonES from Fotolia.com)
  5. Quando a tatuagem estiver totalmente cicatrizada - depois que toda a tatuagem tiver descascado - use uma loção ou pomada para peles ressecadas sem perfume, corantes ou álcool, para amaciar a pele. Ela deve ficar bonita e macia dentro de dois ou três dias, e sua tatuagem ficará brilhante.

    Siga todos esses passos e sua tatuagem ficará bem cicatrizada (tatuaje image by Carmenx from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Quando lavar sua tatuagem no primeiro dia, provavelmente notará um pouco de tinta escorrendo. É só o excesso de tinta e é normal. A tatuagem não deve mais escorrer depois da segunda ou terceira lavagem.
  • Próximo ao fim do processo de cicatrização, a tatuagem deve começar a descascar. Não se assuste se vir pedaços de pele colorida descascando. É só parte do processo de cicatrização. Deixar a tatuagem descascar sozinha é um detalhe importante para conseguir um resultado bonito.

Aviso

  • Lave as mãos antes de fazer qualquer coisa que envolva tocar na sua tatuagem enquanto cicatriza.
  • Evite nadar ou mergulhar a tatuagem enquanto cicatriza. Ela é uma ferida aberta e precisa criar uma casca, o que exige que fique seca. Encharcar a tatuagem pode fazer com que descasque muito cedo e pode levar a uma infecção.
  • Mantenha a tatuagem longe de muita exposição ao sol enquanto cicatriza. Depois de cicatrizada, use protetor solar para evitar que desbote.
  • Se perceber algum sinal de infecção - inchaço excessivo, vermelhidão e dor são os primeiros sinais - visite um médico o mais rápido possível.

O que você precisa

  • Sabonete suave, sem perfume
  • Toalha macia
  • Pomada antibiótica recomendada pelo tatuador
  • Toalhas de papel
  • Loção ou creme para peles ressecadas sem álcool, corantes ou perfume

Referências

Loading ...
Loading ...