Mais
×

Como assentar pedras naturais

Atualizado em 17 abril, 2017

Pedras naturais podem ser obtidas em quase todas lojas de revenda de pedras, que provavelmente permitirão que você leve diferentes amostras para escolher qual pedra você usará no seu projeto. Assim como as pedras finalizadas, as amostras podem ser assentadas na área que será coberta. Você seguirá os mesmos passos para o projeto, até mesmo porque assentar as amostras de pedras pode ser a melhor maneira de visualizar o trabalho finalizado. Entretanto, se você escolher assentar as amostras, elas podem ficar permanentemente, ou requerer um trabalho árduo de remoção. Assentar as amostras será bem mais rápido do que terminar o projeto, e pode ser feito por qualquer proprietário com iniciativa.

Instruções

Pedras podem dar a sua calçada ou pátio um visual mais natural (stone walkway and grass image by Alexey Chesnokov from Fotolia.com)
  1. Demarque a área que será coberta por pedras. Coloque uma estaca no chão a cada metro no perímetro da área. Contorne o perímetro com barbante, amarrando o barbante em cada uma das estacas.

  2. Remova a terra da área com uma pá. Cave cerca de 15 cm abaixo do nível do solo, por toda a superfície da área.

  3. Nivele a área com um socador de terra. Bata o solo duas ou três vezes, depois disso confira o nivelamento. Coloque o nível na superfície de várias áreas. Caso encontre alguma área desnivelada, adicione ou remova terra de acordo com a necessidade e soque novamente.

  4. Espalhe uma camada de cascalho sobre a área que será coberta com as amostras. Essa camada deve possuir 7,5 cm de espessura. Compacte o cascalho com o socador, da mesma maneira que fez com a terra.

  5. Adicione uma camada de areia sobre o cascalho. Essa camada deve possuir cinco centímetros de espessura. Compacte a areia com o socador, assim como fez com o cascalho e com a terra.

  6. Aplique uma camada de concreto sobre a areia. A consistência do concreto deve ser como a de cimento fresco. Misture em uma betoneira com água até atingir a consistência apropriada. Espalhe o concreto sobre as amostras de pedra com uma colher de pedreiro.

  7. Coloque as amostras no local desejado. Ajuste-as no lugar com uma marreta de borracha, até que elas estejam assentadas e niveladas. Verifique se as pedras estão homogêneas, usando um nível.

  8. Coloque concreto entre as frestas das pedras. Ela agirá de maneira semelhante ao rejunte de pisos.

  9. Permita que o concreto seque por pelo menos 24 horas. Não caminha sobre as pedras até que o concreto esteja seco. O concreto seco se parecerá com cimento.

O que você precisa

  • Trena
  • Socador de terra
  • Nível
  • Cascalho
  • Areia
  • Mistura para concreto
  • Água
  • Colher de pedreiro
  • Mistura para cimento
  • Marreta de borracha
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article