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Assuntos de biologia para projetos de feira de ciências

Atualizado em 18 julho, 2017

Projetos de feira de ciências dão aos alunos oportunidades críticas de aprender ciências de maneira prática e conectá-la com a vida real. Além disso, eles dão aos alunos a primeira introdução à experimentação e ao método científico. Ajude seu aluno a desenvolver seu entendimento de biologia guiando-o em direção de projetos alinhados com seus interesses e habilidades.

Apresentar um projeto forte na feira de ciências ajuda alunos a se orgulharem das habilidades e apreciar a ciência (Pool/Getty Images News/Getty Images)

Os cotilédones e o desenvolvimento embrionário

Faça os alunos determinarem quanto do cotilédone, a porção de uma semente que se desenvolve na primeira folha do embrião, é necessário para a germinação ocorrer. Ensine, usando um guia de anatomia da semente, como identificar o cotilédone. Os alunos podem mergulhar quatro grupos de quatro feijões durante a noite em água destilada. No dia seguinte, devem remover porções do cotilédone de três dos grupos. Eles devem remover 1/4 do cotilédone do primeiro grupo, 1/2 do segundo e 3/4 do terceiro grupo. Devem deixar o cotilédone do quarto grupo intacto. Peça que os alunos cubram os feijões com uma toalha de papel úmida, enrolem a toalha com papel alumínio e confiram periodicamente os feijões no curso de 48 horas. Peça para reportarem o efeito, se houver, da remoção do cotilédone na germinação.

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O efeito do desinfetante em bactérias

Cultive E. coli em laboratório em várias placas de Petri, em uma incubadora. Deixe uma placa de E. coli sem tratamento para que sirva de controle. Trate as outras com desinfetantes caseiros comuns, adicionando uma quantidade pequena ao meio de cada placa. Observe diferenças no crescimento de células de E. coli diariamente por três dias. No quarto dia, trate as placas com azul de metileno, que mancha a membrana nas células mortas de azul. Dessa forma, determine em quais placas de células ocorreram a maioria das mortes.

Distrações e produtividade

A biologia abrande não só processos físicos na natureza e humanos, mas também mentais. Estude o efeito de distrações na qualidade do trabalho dos alunos. Eles podem inventar um teste de dez questões curtas baseadas na lógica e comparar a performance no teste com três grupos de alunos. O primeiro grupo estará distraído (ouvindo música ou vendo TV) durante o teste. O segundo deve ter uma distração curta de dois minutos no meio do teste. O último grupo deve fazer o teste em um ambiente calmo. Todos os grupos devem ter o mesmo tempo para realizar o teste. Peça que os alunos reportem as tendências nos desempenhos e contem com discrepâncias experimentais.

Nanopartículas nas células

Uma área extremamente importante na biotecnologia diz respeito à ressonância magnética por imagem (RMI), o processo em que pesquisadores levam as células à fagocitose (literalmente, comer) nano e micro partículas magnéticas. Quando as soluções com essas células são vistas usando RMI, podemos ver as células do indivíduo. Um desafio atual nessa área diz respeito a determinar quais células pegam essas partículas. Peça nano ou micro partículas de uma empresa química para seus alunos fazerem experiências. Peça que peguem uma amostra das próprias células da bochecha, cultivem-nas em duas placas de Petri e adicionem as partículas magnéticas a uma das placas. Eles poderão ver as células em microscópio para determinar se as células tomaram as partículas. Além disso, depois de uma semana, eles devem comparar a vitalidade (porcentagem de células vivas) entre as duas placas para determinar se as partículas têm efeitos adversos na habilidade das células da bochecha de florescer.

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Referências

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