Mais
×

Como usar um astrolábio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O astrolábio é um instrumento antigo usado para medir e prever as posições dos corpos celestes, como as estrelas, os planetas, a lua e o sol. Embora tenha sido inventado por astrônomos muçulmanos, e muito utilizado pelos astrólogos e outros astrônomos, é na forma de ferramenta de navegação que o astrolábio é mais famoso. Ele serviu como ferramenta de valor inestimável para determinar a latitude durante viagens marítimas.

Instruções

O astrolábio foi uma ferramenta de valor inestimável para navegação (Astrolabe sur une pelouse. image by Bruno Bernier from Fotolia.com)

    Usando um astrolábio durante o dia

  1. Levante-se pouco antes do nascer do sol. Quando os primeiros raios do sol nascente surgirem, identifique as constelações que estiverem ao redor de onde ele está surgindo.

  2. Faça sua leitura do meio-dia. Quando o sol estiver no seu zênite, segure seu astrolábio, alinhe-o para o horizonte e para o sol, e anote a leitura de quantos graus o sol está acima do horizonte.

  3. Compare as constelações de sua observação matinal com a leitura do meio-dia em suas regras do astrolábio. Isso vai indicar sua latitude.

    Usando o astrolábio à noite

  1. Localize "Polaris", também conhecida como Estrela do Norte, no céu estrelado. Isso só é possível no hemisfério norte.

  2. Segure o astrolábio, alinhe-o para Estrela do Norte e para o horizonte, e faça a leitura de quantos graus a Estrela do Norte está acima do horizonte.

  3. Subtraia aquele número de 90 e você encontrará sua latitude aproximada.

Dicas

  • O método que usa a Estrela do Norte é menos preciso do que a leitura do meio-dia do zênite do sol, mas ambos são úteis para a navegação básica.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article