Mais
×

A astromélia é venenosa para gatos?

Atualizado em 13 abril, 2018

As flores brilhantes são a principal atração da astromélia. Essas plantas perenes e resistentes têm flores que se assemelham ao lírio, incrementando o visual de jardins. Nativa do Brasil e do Chile, estas plantas são cultivadas em todo o mundo e aparecem em arranjos de flores cortadas. Apesar de sua aparência agradável, a astromélia possui toxinas que são venenosas para os gatos.

A planta da astromélia floresce em diversas cores (flower alstroemeria close up image by Galina Moiseeva from Fotolia.com)

Identificação

As plantas da astromélia tem porta-enxertos com brotos que crescem em linha reta a partir do solo. As folhas são invertidas, girando suavemente de modo que a superfície inferior da folha pareça ser o topo. As flores crescem em umbelas no topo dos brotos e aparecem em uma variedade de cores, incluindo branco, amarelo, vermelho e roxo.

Toxicidade

A astromélia é considerada moderadamente venenosa para gatos. A toxina ativa é a tulipa.

Sintomas

O principal sintoma da intoxicação dos felinos é o desconforto gastrointestinal, incluindo diarreia e vômitos, fato apoiado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. A toxina também pode causar irritação na pele a partir de um contato casual.

Cuidado

Se você suspeitar que seu gato está sofrendo efeitos adversos após ingerir a astromélia, dirija-se ao veterinário imediatamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article