O que fazer quando é atingido o limite de 10 GB no SQL Server Express?

Escrito por j.t. barett | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando é atingido o limite de 10 GB no SQL Server Express?
A base de dados gratuita SQL Server Express da Microsoft tem um limite de 10 GB. (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O software de base de dados "SQL Server" da Microsoft está disponível em várias versões para satisfazer necessidades de pequenas empresas e grandes centros de dados. A edição Express é uma ferramenta gratuita que oferece muitas funções de bases de dados SQL (Structured Query Language, "Linguagem de consultas estruturadas"). Entre outras limitações, o tamanho máximo da base de dados é de 10 GB. Se você atingir esse limite, poderá lidar com o problema de várias formas.

Outras pessoas estão lendo

Sem dados novos

A base de dados "SQL Server Express" não aceitará informações adicionais após atingir o limite de 10 GB. No entanto, continuará funcionando e permitindo-lhe alterar, ler ou analisar os dados que já estão salvos. Se você não precisar adicionar dados, pode continuar usando-a como está. Algumas empresas, por exemplo, mantêm um armazém de dados ou "data warehouse" para analisar informação histórica. O armazém está separado da base de dados usada para processar ordens do cliente e outras transações em tempo real. Depois de fechar as transações (por exemplo, no final de um ano fiscal), o pessoal informático as move para um "data warehouse", onde os gerentes podem analisá-la sem afetar a principal.

Arquivar e reduzir

Uma base de dados pode ter registros que não são mais usados ativamente. Se isto conformar uma parte substancial dos dados, você pode criar uma base de dados secundária, mover os dados antigos para ela (arquivá-los) e exclui-los da base de dados principal, liberando espaço para dados novos. O limite de 10 GB se aplica a uma base de dados, mas você pode ter várias delas e compartilhar informação.

Converter

Se arquivar transações em uma segunda base de dados não for prático, e você não quiser gastar dinheiro em uma licença para uma base de dados mais completa, você pode converter os dados para um formato de código aberto, como o "MySQL" ou o "PostgreSQL". Ambos programas estão disponíveis como downloads gratuitos (igual o SQL Server Express), mas não possuem restrições. As três bases de dados usam a linguagem SQL para programar, embora haja variações na funcionalidade. Se você tiver vários aplicativos que usam o "SQL Server Express", deverá verificar se essas diferenças podem causar problemas.

Atualizar

A Microsoft oferece a "SQL Server Workgroup Edition" como atualização para os clientes da edição Express que precisem de mais capacidade. Esta versão aumenta o limite no tamanho das bases de dados para 524 petabytes, e inclui programas para gestioná-las que não estão presentes na edição Express, como por exemplo o "SQL Server Agent", que permite configurar as bases de dados e melhorar o desempenho. Uma licença do "SQL Server Workgroup Edition" para cinco usuários custa aproximadamente R$ 1500.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível