Como ativar o Ajax em um servidor Apache

Escrito por joey liam | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ativar o Ajax em um servidor Apache
ActiveMQ permite ao Ajax ser executado em um servidor Apache (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ativar um aplicativo do Ajax em um servidor Apache é fácil com o ActiveMQ, um servidor de mensagens e padrões de integração de código aberto próprio do Apache. O servidor ActiveMQ suporta vários clientes e protocolos, é equipado com o "Enterprise Integration Patterns" (EIP) e muitas outras funções avançadas que suportam o JMS 1.1 e o J2EE 1.4, os entornos de programação do Java mais reconhecidos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Baixe o ActiveMQ do site Apache.org e instale-o no seu computador. O aplicativo suporta Java, C, C++, C#, Ruby, Perl, Python, PHP e Ajax.

  2. 2

    Digite o código abaixo no servidor do Apache para instalar o AMQ AjaxServlet nos seus aplicativos Web e obter suporte para JMS sobre Ajax. ... <servlet> <servlet-name>AjaxServlet</servlet-name> <servlet-class>org.apache.activemq.web.AjaxServlet</servlet-class> </servlet> ... <servlet-mapping> <servlet-name>AjaxServlet</servlet-name> <url-pattern>/amq/*</url-pattern> </servlet-mapping>

    O servlet fornece instantaneamente os arquivos JS requeridos e também gerencia as solicitações e respostas do JMS.

  3. 3

    Crie o script "amq.js" do lado do cliente para ativar as funções do Ajax. O script implementará um dos três adaptadores disponíveis para suportar a comunicação do seu aplicativo do Ajax com o servidor Apache, os quais são o jQuery, o Prototype e o Dojo. O script deve ser visto assim:

    <script type="text/javascript" src="js/jquery-1.4.2.min.js"></script> <script type="text/javascript" src="js/amq_jquery_adapter.js"></script> <script type="text/javascript" src="js/amq.js"></script> <script type="text/javascript"> var amq = org.activemq.Amq; amq.init({ uri: 'amq', logging: true, timeout: 20 }); </script>

    Esse script fornecerá ao servidor uma API para enviar mensagens e inscrever-se a diferentes canais e tópicos.

  4. 4

    Aplique o seguinte método para chamar e enviar uma mensagem JMS a partir do cliente JavaScript:

    amq.sendMessage(meuDestino,minhaMensagem);

    O elemento "meuDestino" representa o endereço da cadeia URL do destino, por exemplo, "topic://MINHA.IDENTIDADE" ou "channel://MINHA.IDENTIDADE", enquanto "minhaMensagem" é simplesmente um arquivo XML bem formado ou arquivo de texto plano codificado em XML.

  5. 5

    Defina uma função manipuladora de mensagens e registre-a com o objeto AMQ para habilitar a função de entrega de mensagens do Ajax. Por exemplo:

    var meuHandler = { rcbMensagem: function(message) { alert("recebido: "+message); } };

    amq.addListener(meuID,meuDestino,meuHandler.rcbMensagem);

    Em que "meuID" serve como um identificador para chamar a função amq.removeHandler(meuID) depois. Para a definição do componente "meuDestino", veja o passo anterior. Quando o servidor receber uma mensagem, uma chamada à função "meuHandler.rcbMensagem" a encaminhará para o seu código manipulador, que, por sua vez, a processará e entregará.

Dicas & Advertências

  • Há mais tutoriais para o ActiveMQ disponíveis no site Apache.org. Fique à vontade para aprender tanto quanto puder.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível