on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividade para crianças: A vida de um sapo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Estudar o ciclo de vida dos sapos é um método de ensinar às crianças sobre anfíbios. É bom que elas observem o processo natural, mas um vídeo ou uma apresentação também surte efeito. Depois de observar os quatro estágios do ciclo de vida de um sapo, os estudantes devem estar aptos a demonstrar o seu entendimento sobre o processo.

O cilo de vida de um sapo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ovos

O primeiro estágio da vida de um sapo é o ovo. Eles depositam na água centenas ou milhares de ovos agrupados. Mostre o processo de divisão celular às crianças, que leva cerca de duas horas para começar depois que os ovos foram depositados. Mostre os diversos estágios de desenvolvimento dos ovos e a aparência deles quando os girinos saem.

Loading...

Girinos

O segundo estágio é o do girino, que se parece com um peixe e inicialmente não possui pernas. Ele nada na água e consome algas. Eventualmente, o girino começa a desenvolver pernas e pulmões, que permitirão que eles andem e respirem na terra. Explique às crianças que outras criaturas comem girinos e, por isso, os sapos depositam centenas e milhares de ovos agrupados, para garantir que alguns sobrevivam.

Sapos jovens

Em torno da 12ª semana, já aconteceu a metamorfose do girino, onde suas pernas dianteiras e traseiras já cresceram e apenas uma pequena cauda permanece remanescente. Nesse estágio, ele é chamado de sapo jovem. Permita que as crianças observem as diferenças entre um girino e um sapo jovem. Explique que a cauda é absorvida pelo corpo e que, quando o girino atinge o estágio de sapo jovem, não há quase nenhuma cauda.

Sapos adultos e reprodução

Em torno da 16ª semana, a maioria dos sapos já se tornou adulta e saiu da água. Nesse estágio, o seu crescimento é completo. Eles logo começarão a procurar um parceiro e depositar os seus próprios ovos. O esperma de um sapo macho deverá fertilizar os óvulos das fêmeas para que o DNA adicional do esperma complete a sequência genética encontrada nos óvulos. Ensine às crianças sobre fertilização e por que os óvulos precisam ser fertilizados.

Atividades

Faça com que as crianças desenhem os quatro estágios do ciclo de vida de um sapo. Isso demonstrará e reforçará o aprendizado deles. Se possível, obtenha alguns ovos vivos de sapo, paras que as crianças possam observar o processo natural. Peça que elas anotem o que acontecer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...