Atividades adaptadas para os idosos

Escrito por michelle brunet | Traduzido por sheila bratti
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Atividades adaptadas para os idosos
Crie um jardim para os idosos da sua família (elderly and infirm gardening 2. image by mdb from Fotolia.com)

Não importa qual a sua idade, você precisa fazer atividades prazerosas. Um idoso sedentário pode perder as faculdades mentais, além da sua saúde física, e ficar chateado e deprimido. Jogar cartas, bingo e fazer artesanato são boas opções de atividades para os mais velhos. Porém, com alguma criatividade, é possível adaptar muitas outras formas de recreação de modo que os idosos também possam participar.

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Jardins das sensações

De acordo com o site Tim Lynch Associates, um jardim das sensações é uma maneira de fazer com que as pessoas idosas, inclusive aquelas com demência, envolvam-se em atividades sociais e criativas. É possível criar um jardim que atinja todos os sentidos numa casa de repouso, num lar para idosos ou em uma residência particular. Crie caminhos por onde uma cadeira de rodas pode passar, atravessando o jardim, não apenas circulando-o. Instale bancos confortáveis, com escoro para os braços. Para idosos que ainda podem cuidar do próprio jardim, faça canteiros e floreiras mais altas, para facilitar o acesso. Para aguçar a visão, plante flores, árvores e cercas vivas em diferentes cores, formatos e tamanhos. Prefira plantas que atraiam borboletas e outros insetos, como alfazema e flor de cera. Instale uma fonte. Pendure sinos dos ventos e comedouros para os passarinhos - isso aguçará a audição. Para o sentido do tato, pense em colocar plantas com diferentes texturas, como flores com as folhas suaves, e também um salgueiro chorão. Use flores perfumadas, como violetas ou ervas, para despertar o olfato, e verduras ou árvores frutíferas para o paladar.

Bicicletas reclinadas

Os mais velhos podem se exercitar usando uma bicicleta reclinada, seja móvel ou ergométrica. O assento semi-inclinado é confortável e ideal para pessoas com problemas nas costas. Além disso, ele é mais largo que o assento de uma bicicleta normal. Esse tipo de veículo causa pouco impacto, o que diminui os riscos de lesões nas articulações. Assim, os idosos podem ler ou assistir TV enquanto usam um modelo ergométrico, ou acompanhar os netos em um passeio de bicicleta móvel.

Jogos para o cérebro

O site Elder One Stop ressalta a importância de envolver os idosos em jogos que exercitem os músculos do cérebro. Eles recomendam vários jogos. No "Qual é a música?", são usadas músicas de quando os participantes eram mais jovens. Você pode rodar um CD ou tocar um instrumento. Toque só um pedaço, e peça para a pessoa adivinhar qual é a música.

Crie quebra-cabeças usando fotos antigas dos participantes idosos. Aumente as imagens, para que elas tenham pelo menos 20 cm por 25 cm, e cole-as em papel cartão grosso. Corte em pedaços e peça aos participantes para montarem a imagem.

O site ainda recomenda criar sua própria versão do jogo "O preço certo". Junte vários itens que você tiver em casa. Peça aos participantes para que tentem adivinhar quanto os objetos custaram. Quem chegar mais perto do valor correto ganha um prêmio.

Tai chi

O tai chi é uma antiga arte marcial chinesa que traz benefícios não só para os idosos, mas para qualquer um. Seus movimentos são mais lentos do que os de outras artes marciais, mas ele faz com que seus participantes ganhem força, equilíbrio e flexibilidade. De acordo com o site Dynamic Chiropractic, o tai chi ajuda a aliviar a dor causada pela artrite, além de tornar os idosos mais ativos e melhorar sua mobilidade.

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