on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades de aliteração para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Aliteração é a repetição de sons consonantais no início de uma frase ou sentença. Muitas frases com aliteração são chamadas de trava-línguas, assim como "o rato roeu a roupa do rei de Roma". Brincar de jogos de palavras podem melhorar o vocabulário de crianças, construir a compreensão fonética e melhorar as habilidades ortográficas. Eles também podem propiciar uma atividade divertida em longas viagens de carro ou esperas demoradas em consultórios médicos.

Brinque de jogos simples de palavras para ajudar a passar o tempo e construir vocabulário (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Zany Zoo

Esse jogo pode ser jogado em qualquer lugar e não requer nenhum material ou equipamento especial. Começando com a letra A, cada pessoa deve pensar em um animal e em um nome e sobrenome divertidos para esse animal. Por exemplo, para a letra C, Carla Chodgrass, a Cobra. Cada pessoa do grupo deve usar a próxima letra do alfabeto. Se você não conseguir pensar em um animal ou um nome para cada letra, você está fora do jogo. O vencedor é a pessoa que conseguir pensar em mais nomes para os animais.

Loading...

O jogo do nome

Esse jogo pode ajudar crianças a entenderem diferentes partes do discurso, assim como melhorar o vocabulário. Use um pedaço de papel e anote o máximo de nomes de membros da família que você se lembrar. Também pode incluir amigos da família que são conhecidos do grupo. Usando essa lista, faça as crianças usarem aliteração e um adjetivo, advérbio ou verbo que descreva cada pessoa. Por exemplo, Carla Rhonda, que acabou de correr sua primeira maratona, pode se tornar Carla Corredora. Ou Vovô Celso, que ama praias, pode ser Concha Celso. Como uma extensão da atividade, deixe as crianças desenharem caricaturas dos parentes com seus nomes com aliteração.

Continuando uma história

Esse jogo funciona bem em longas viagens de carro e é melhor para crianças mais velhas. Uma pessoa do grupo começa uma história e cada pessoa presente adiciona outra peça a ela. O problema é que as principais palavras da história devem ser com aliteração. A letra escolhida pelo líder para começar a história deve ser usada durante toda a duração dela. Por exemplo, o líder pode começar com "Alice chegou ao arboreto para aula de arte". O próximo a contar a história pode adicionar uma frase afirmando: "Alice permite que Adam peça materiais de arte". Continue a história o quanto você puder, usando o maior número de palavras com aliteração possível.

Eu levei meu amigo...

Esse é outro jogo de palavras apropriado para longas viagens de carro, mas funcionará bem tanto com crianças mais novas quanto com mais velhas. Comece o jogo com a letra A, e complete os espaços em branco usando palavras com aliteração: "eu levei meu amigo __ para com um e um ___". Por exemplo, "eu levei minha amiga Sally para Sidney com uma serpentina e um sapato". Esse jogo pode ficar engraçado, então se prepare para rir.

Loading...
Loading ...
Loading ...