Mais
×

Atividades para alunos do 5º ano sobre como fazer pesquisas

No quinto ano, os alunos podem criar um relatório de pesquisa de um importante evento ou fato. Os alunos precisam achar documentos, fatos, exemplos, detalhes e explicações que necessitem de uma pesquisa. O centro de mídia da escola fornece as ferramentas necessárias para começar a pesquisa. Livros, enciclopédias e computadores fazem parte das ferramentas que os alunos precisam aprender a usar.

Aprender a usar as ferramentas disponíveis no centro de mídia abre as estradas do aprendizado (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Aprendendo a classificação decimal de Dewey

Descobrir como os livros são organizados na biblioteca ajuda os alunos a prontamente achar a seção que precisam para sua pesquisa. Os livros da biblioteca devem ser arrumados segundo a classificação de Dewey, um sistema que organiza os livros na maioria dos centros de mídia. Proporcione aos alunos uma caça ao tesouro para achar os livros da biblioteca. Por exemplo, eles podem tentar encontrar determinado livro de poesia. Eles podem escrever no formulário de caça ao tesouro a classificação do livro que acharam.

Aprender a classificação de Dewey é um modo de achar a informação necessária na biblioteca (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Como escrever anotações

Uma vez que os alunos tenham achado um livro ou website com a informação necessária para sua pesquisa, peça que tomem nota resumindo, citando e parafraseando a informação. Manter cada nota focada em uma ideia vai facilitar a escrita do trabalho depois. Escreva o autor, o nome do livro e o número da página em que encontrar as informações. Peça que a turma leia a mesma informação e copie uma página de um texto informativo. Use um texto que seja abaixo do nível de leitura do quinto ano para garantir a compreensão de todos. Demonstre como fazer anotações. Deixe que os alunos façam sua própria nota para algum outro documento que acharem sozinhos.

Um centro de mídia costuma ter computadores para usar na pesquisa (Nick White/Photodisc/Getty Images)

Pesquisa de palavras-chave usando mecanismos de pesquisa

Conduzir uma pesquisa na internet pode ser infrutífera e enganosa. Ensine aos alunos como pesquisar por palavras chave de modo a acharem a informação que precisam. Forneça uma pergunta para a pesquisa da turma; "Porquinhos da Índia são bons animais de estimação?" é um bom começo. Direcione os alunos para as palavras principais da pergunta -- porquinho, Índia, estimação. Verifique a ortografia das palavras e as insira no mecanismo de pesquisa. Os resultados aparecerão em segundos. Use a breve descrição dos resultados na página para determinar qual deles vai oferecer a informação correta. Clique no link desejado e olhe a página para decidir se possui a informação que você precisa. Releia para ter mais certeza e faça anotações.

Encontrando informações valiosas na internet

Os alunos precisam ser capazes de avaliar os sites rapidamente para selecionar, entre os milhões de resultados, o que é interessante para a pesquisa. Nessa atividade, eles usam uma lista de critérios para avaliar e comparar os sites. Escolha dois sites sobre a mesma informação. Dê uma folha de respostas que ajude a avaliar cada um deles com um "curti" ou "não curti". Eles se questionam se os links ajudam, se as legendas das figuras estão claras, se eles visitariam o site novamente e a clareza dos fatos.

Filtrar a informação entre muitos sites é uma habilidade que ajudará na pesquisa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article