Atividades para fazer com alunos com dificuldades para ler e escrever

Escrito por sam grover | Traduzido por henry alfred bugalho

As crianças aprendem em ritmos diferentes. Algumas aprendem rapidamente a ler e a escrever, mas outras precisam de um pouco mais de prática e reforço para acompanharem seus colegas. Há uma série de atividades que dão a esses estudantes a prática necessária para desenvolverem suas habilidades. Estas atividades precisam ser divertidas e utlizadas de modo que os alunos não encarem a leitura e a escrita como um fardo.

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Ler em voz alta

Uma boa maneira para ajudar crianças que estão com dificuldade na leitura é regularmente ler em voz alta para elas. Essa é uma boa atividade, porque cria uma imagem positiva da leitura para as crianças -- elas passarão um tempo com seu professor ou pai e também ouvirão uma história. Você pode deixar a atividade mais dinâmica pedindo às crianças para pronunciarem as palavras ou adivinharem qual será a próxima palavra em uma frase. No entanto, não force. Ler em voz alta tem a ver com fazer da leitura uma atividade divertida e construir uma base para outras atividades, não se trata de forçar as crianças a lerem.

Leitura rítmica

A leitura rítmica é uma atividade que faz da leitura um jogo. Escolha uma frase, um trecho ou uma obra que esteja no nível de leitura da sua classe. Inicie uma batida com palmas ou batendo os pés, então faça com que a primeira criança na sala leia uma única palavra no ritmo da batida. A próxima criança lê a palavra seguinte, e assim por diante. Peça para que elas fiquem de pé para deixá-la mais ativa, e peça-as para baterem os pés no chão com você. Se uma criança errar uma palavra ou pronunciá-la errado, ela tem de se sentar. Faça o jogo ficar progressivamente mais difícil pedindo para que cada criança leia algumas palavras ou uma frase e deixando a batida mais rápida.

Jogo da forca

O jogo da forca é um bom recurso para reforçar habilidades de ortografia. Escolha uma palavra simples e trace espaços em branco para cada letra. Peça para uma criança adivinhar uma letra; se não estiver na palavra, escreve-a abaixo do espaço e desenhe uma linha no quadro. Com cada letra incorreta, adicione outra linha no quadro, eventualmente criando a forma de uma forca e, em seguida, a forma de uma pessoa enforcada. Esse é um bom jogo porque as crianças precisam adivinhar apenas letras individuais -- há muito menos pressão, embora elas ainda estejam pensando em ortografia e vocabulário.

Escrita de diário

Faça com que seus alunos escrevam regularmente em diários. Não precisa ser todos os dias, nem precisa ser muito. As crianças que estiverem realmente com dificuldade precisam escrever apenas uma ou duas frases, mas não se esqueça de ajustar a quantidade necessária com base na capacidade de escrita das crianças. Essa é uma boa atividade, porque estimula a criatividade. As crianças podem escrever sobre o que quiserem, o que significa que elas podem relacionar a escrita às suas próprias vidas. Ao fazer isso, você torna a lição mais relevante e interessante e isso torna o reforço de habilidades mais fácil.

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