×
Loading ...

Atividades para ambientes fechados em dias chuvosos

Atualizado em 09 agosto, 2018

Um dia de chuva com crianças hiperativas pode testar a paciência até mesmo dos pais mais compreensivos. A tentação em um dia de chuva é sentar na frente da televisão e assistir a um filme. Contudo, com um pouco de criatividade e alguns materiais do dia a dia, é possível ajudar suas crianças a permanecerem ativas e comprometidas até mesmo quando o clima as mantiver presas dentro de casa.

Atividades dentro de casa podem ajudar a passar o tempo em um dia de chuva (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Jogos

Muitos jogos de ambientes externos podem ser bem adaptados para dentro de casa, em dias de chuva. É possível criar um jogo de arremesso de saquinhos de sementes ou de uma bola macia dentro de uma vasilha. Se não tiver esses saquinhos, use uma meia enrolada. Faça com que as crianças arremessem a bola e veja quantas vezes elas conseguem acertar a vasilha. Também é possível organizar uma caça ao tesouro dentro de casa. Faça as crianças rodarem o lugar procurando por coisas que tenham uma cor específica ou que comecem com uma certa letra do alfabeto.

Loading...

Música e movimento

Nada melhora mais o humor, em um dia de chuva, do que colocar um pouco de música e dançar. Toque músicas animadas e deixe as crianças dançarem, pularem e girarem ao ritmo do som. Pegue um microfone de brinquedo e deixe-as fazerem um karaokê junto à música. Jogue "estátua", onde as crianças dançam enquanto a música toca e ficam paradas quando tudo estiver em silêncio. A última pessoa a virar uma "estátua" quando a música parar fica de fora por uma rodada. Pode-se até mesmo colocar uma música aeróbica divertida ou vídeo de ginástica para que as crianças tentem imitar os movimentos. Essa é uma maneira conveniente de se exercitar também.

Construção

Um dia chuvoso pode ser perfeito para construir uma cabana com cobertores e jogar alguma coisa. Coloque cobertores grandes ou lençóis sobre cadeiras, ou uma mesa pequena, e se esconda embaixo. Use grandes blocos para construir uma cidade, um castelo ou até mesmo um robô, para então destruir tudo e construir de novo. Construa trilhas de trem e dirija trens de brinquedo em torno da cidade imaginária.

Outras atividades

Use sua imaginação quando se tratar de atividades de dias chuvosos. Brinque de charadas, em que as crianças fazem mímicas sobre certos conceitos e seus companheiros de time tentam adivinhar o que estão tentando comunicar. Faça as crianças andarem como animais, imitando os bichos de verdade. Peça que se movam como um macaco, uma cobra, um elefante ou um canguru. Pegue alguma caixa de roupas velhas, fantasias de Halloween ou vestidos chiques que você nunca usa e brinque com eles. As crianças adoram experimentar roupas antigas e sapatos. Brinque de ovo choco, ciranda cirandinha e capitão mandou.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...