Atividades para aprender as formas tridimensionais no 3º ano

Escrito por jessica bruso | Traduzido por rafael affonso de andré
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Atividades para aprender as formas tridimensionais no 3º ano
O cone é uma das formas tridimensionais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os alunos do terceiro ano começam a aprender geometria nas aulas de matemática, o que inclui aprender sobre as formas tridimensionais como as esferas, cubos, prismas retangulares, cones, cilindros e pirâmides. Atividades práticas podem fazer com que o aprendizado desse conteúdos seja mais fácil e simples do que simplesmente ler os problemas em um livro de matemática ou planilha, além de ser mais divertido para os estudantes.

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Identificação

A primeira coisa que os alunos devem aprender sobre as formas tridimensionais são seus atributos. Esse processo inclui o número de lados, os tipos de ângulos e as diferentes formas bidimensionais que, em conjunto, formam uma figura tridimensional. Examinar formatos diferentes ajuda os alunos a adquirir essa habilidade.

Criando modelos tridimensionais

Os alunos podem gostar de criar modelos. Use palitos e pense em algum material capaz de grudá-los, como a argila ou cola. Comece fazendo formas bidimensionais familiares aos alunos e depois adicione mais lados para transformá-las nas formas menos conhecidas, as tridimensionais.

Caça ao tesouro

Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente para encontrar objetos do cotidiano com formato tridimensional. Faça isso na sala de aula, se possuir objetos que possam servir de exemplo para todos os formatos tridimensionais, ou passe essa tarefa como trabalho para casa. Se preferir passar essa atividade em sala, dê um pequeno prêmio para quem terminar a tarefa primeiro ou o time que achar o maior número de exemplos que estejam corretos.

Área da superfície e volume

Os alunos da terceira série também precisam aprender sobre a área da superfície e o volume das formas tridimensionais. A primeira pode ser mais fácil de entender se os alunos tiverem feito os próprios modelos de algumas das formas tridimensionais, usando traçados para que eles mesmo recortassem, dobrassem e colassem, criando o formato correto. Os modelos ocos podem ser preenchidos com areia, água ou outro tipo de material que faça com que os alunos comparem os volumes de diferentes formas tridimensionais.

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