Atividades para aprender os números brincando

Escrito por lily mae | Traduzido por regina fleck
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para aprender os números brincando
Estimule o senso numérico com jogos e brincadeiras (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Uma das primeiras habilidades acadêmicas que as crianças adquirem é reconhecer os números, e identificá-los, o que é essencial para se obter sucesso não só acadêmico, mas também no dia-a-dia. Quer você esteja ensinando seu próprio filho, quer você esteja em sala de aula, faça brincadeiras para ensinar os números. As crianças ficam envolvidas, porque acham divertido, tornando o reconhecimento dos números uma tarefa fácil.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de cartas

Proponha jogos com cartas para ensinar os números às crianças. Tire duas ou três cartas de cima de uma pilha, colocando-as sobre uma superfície plana. Diga às crianças para classificarem as cartas em pilhas individuais em um determinado período de tempo. Aquelas que cumprirem a tarefa dentro do tempo vencem.

Você também pode usar cartas para fazer uma brincadeira mais competitiva. Embaralhe as cartas e forme duplas. Peça às crianças que virem uma carta da pilha de cada vez. A criança que virar a carta de valor mais alto fica com as duas cartas, e quem tiver a maior quantidade de cartas ao final vence.

Brincadeiras de quermesse

Reforce o reconhecimento dos números com brincadeiras de quermesse. Organize uma pescaria, cortando cartões em formato de peixe e colando números em cada um deles. Faça um furo em cada peixe e passe um clipe de papel através dele. Amarre um fio com um ímã na ponta em uma régua para fazer uma vara de pesca. Espalhe os peixes pelo chão com os números virados para cima e dê as varas de pesca para as crianças. Diga um número em voz alta, e peça às crianças que pesquem o peixe com este número.

Para fazer uma brincadeira de pontaria, escreva números em baldes de praia e faça uma fileira horizontal com eles. Dê às crianças bolinhas ou qualquer outro objeto que possam atirar nos baldes. As crianças devem dizer em voz alta o número do balde em que acertaram a bolinha.

Corrida dos números

Coloque os conhecimentos das crianças à prova em uma corrida. Escreva um número em um quadro negro ou branco. A primeira criança que identificar corretamente o nome do número que você escreveu ganha um ponto, e a criança que tiver mais pontos ao final vence. Você também pode dizer os números em voz alta e pedir às crianças que os escrevam. Quem escrever primeiro, ganha pontos, e quem ganhar mais pontos, vence.

Outra opção é escrever números em fichas e espalhá-las viradas para cima sobre uma superfície plana. Diga um número em voz alta, e a primeira criança que o encontrar, fica com ele. Quem reunir a maior quantidade de fichas ao final vence.

Brincadeiras físicas

Desenvolva capacidades motoras, promovendo o reconhecimento dos número com brincadeiras físicas não competitivas. Desenhe números no chão com giz e diga para as crianças pularem de um número para o outro, falando os números em que pararem em voz alta.

Para outra atividade física, diga um número em voz alta, ou escreva-o em um quadro negro ou branco. As crianças terão de pular no mesmo lugar o número de vezes indicado no quadro. Por exemplo, se você escreveu 7, elas terão de dar 7 pulinhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível