×
Loading ...

Atividades para aprimorar a coordenação motora ampla de crianças de 2 anos de idade

Atualizado em 16 junho, 2017

O segundo ano de uma criança é um momento chave para um grande desenvolvimento motor. As habilidades motoras, grandes ou amplas se referem à capacidade de usar os grandes músculos. Elas envolvem a capacidade geral de uma criança a usar o corpo para se mexer. Correr e saltar, subir e descer escadas e as atividades de equilíbrio são as atividades motoras amplas que a maioria das crianças desenvolve em torno dos dois anos de idade. O desenvolvimento de habilidades motoras é importante para a construção de força e habilidade física de uma criança.

A coordeção motora ampla envolve a capacidade geral de uma criança a usar o corpo para se mexer (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Tipos

Existem muitos tipos de atividades motoras amplas que podem ser desenvolvidas no playground. Essas habilidades são desenvolvidas usando os balanços, os escorregadores, as barras de se pendurar e a escalada e experiência geral; essas atividades ajudam com o equilíbrio e o desenvolvimento muscular. Jogos como brincar de lançar e pegar bolas grandes e macias, ou jogar sacos de feijão também trabalham as grandes áreas dos braços e do corpo e podem ajudar na coordenação. Outros jogos, como amarelinha, ajudam a desenvolver o equilíbrio, assim como a coordenação e a força. A maioria das crianças de dois anos está animada para experimentar as diferentes habilidades com os seus corpos e respondem bem a estes jogos.

Loading...

Características

Os jogos também podem ajudar as crianças a desenvolverem diferentes grupos musculares, ganharem confiança sobre o uso de seus corpos e usarem as habilidades motoras. Por exemplo, os "jogos de animais", em que as crianças de dois anos de idade, andam como um cão ou deslizam como uma serpente usam grandes grupos musculares e são maneiras divertidas para experimentar diferentes movimentos. Esses jogos podem ajudar a desenvolver a coordenação e o equilíbrio e ajudam a criança a integrar o uso em conjunto de diferentes partes do corpo. Eles envolvem também outros tipos de habilidades, tais como a aprendizagem sobre os animais e o desenvolvimento da linguagem e da compreensão. Incluir uma criança em passatempos como a jardinagem é mais uma oportunidade para integrar as habilidades motoras amplas. Remover as ervas daninhas ou cavar a terra são grandes atividades sensoriais e podem trabalhar as habilidades motoras fina e ampla e a construção de músculos e aumentar a coordenação.

Função

Há algumas áreas diferentes envolvidas no desenvolvimento motor amplo. Saber sobre estas áreas e prestar atenção aos detalhes de como a criança está se desenvolvendo fisicamente, podem lhe ajudar a verificar se a criança está se desenvolvendo de forma adequada. Por exemplo, o tônus ​​muscular se refere à forma de como o corpo da criança é rígido ou flácido. Uma criança que apresenta muito ou pouco tônus ​​muscular pode ter um problema físico ou médico. Os movimentos espasmódicos podem indicar muito tônus ​​muscular, enquanto muito pouco tônus ​​muscular pode ser percebido em movimentos lentos ou fracos. Outras áreas para se observar incluem a força muscular (a quantidade de pressão que ela pode aplicar com as mãos e as pernas), a qualidade do movimento (se ela se movimenta de uma forma precisa ou irregular) e a amplitude do movimento (a distância usando todo o corpo, que a criança pode alcançar) . Se uma criança parece ter problemas em qualquer uma dessas áreas, é importante procurar assistência médica.

Advertências

É normal para uma criança enfrentar diferentes desafios enquanto se desenvolve fisicamente. No entanto, é importante estar ciente de quaisquer desafios significativos ou incomuns que o seu filho esteja enfrentando fisicamente. Procure ajuda profissional para uma criança se ela não estiver atingindo os marcos normais a tempo ou se estiver exibindo uma grande quantidade de frustração referentes as habilidades motoras. Aos três anos de idade, a maioria das crianças deve ser capaz de pular no lugar, subir e descer as escadas, chutar uma bola e andar de triciclo. O fracasso destas metas pode indicar um problema fisiológico ou de desenvolvimento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...