Atividades apropriadas para o desenvolvimento de crianças em idade escolar

Escrito por rebecca brogdon | Traduzido por carolina pinho
Atividades apropriadas para o desenvolvimento de crianças em idade escolar

Escolha atividades que reflitam as habilidades da criança para estimular o desenvolvimento

Pixland/Pixland/Getty Images

A idade escolar refere-se aos anos entre a pré-escola e a adolescência. As crianças dessa idade estão se desenvolvendo rapidamente e tornando-se mais independentes. Suas habilidades de raciocínio estão explodindo, bem como a coordenação motora grossa e a fina. Tendo em mente que cada criança é única e vai desenvolver-se em seu próprio ritmo, atividades que incentivem habilidades e interesses específicos delas são cruciais. Reforce novas habilidades com atividades apropriadas para cada estágio de desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

6 anos

Uma criança de 6 anos está crescendo rapidamente e tornando-se mais independente. Normalmente, elas são incrivelmente ansiosas, curiosas, criativas e entusiasmadas. A coordenação motora está melhorando e elas podem seguir uma série de comandos. Use atividades que estimulem o uso da coordenação motora fina, tais como pintura, escrita, colagem e corte. Brincar de forma criativa ainda é uma parte importante do desenvolvimento nessa idade, então é preciso oferecer frequentemente oportunidades para que elas se fantasiem, brinquem com blocos de montar e finjam ser outra pessoa. Aproveite a curiosidade natural e o interesse delas fazendo jogos de adivinhação e caça ao tesouro na natureza.

7 a 8 anos

Quando a criança chega aos 7 e 8 anos, ela começa a tornar-se mais equilibrada. Apesar de ainda serem curiosas e criativas, crianças nessas idades não são tão agitadas quanto as da fase anterior. Elas são capazes de permanecer sentadas por longos períodos de tempo e ficar focadas em uma tarefa. O vocabulário está explodindo nessa idade, assim como a interação social. Estimule a recém-adquirida capacidade de leitura incluindo um tempo para leitura diária na rotina da criança. Devido ao desenvolvimento social, crianças de 7 e 8 anos estão em uma idade privilegiada para jogos, desde os de tabuleiro até brincadeiras com bola, sejam eles em equipe ou individuais.

9 a 10 anos

Crianças de 9 a 10 anos estão aprendendo a lidar com relacionamentos com os colegas, têm melhor controle muscular, estão ficando mais independentes e confiáveis e pensando de forma mais abstrata. Com crianças dessa idade, faça atividades que incorporem exercícios físicos, como correr, por exemplo. Revezamentos, especialmente se forem engraçados, costumam ser um sucesso com crianças de 9 a 10 anos. Elas também costumam gostar de formas criativas de pique — como o pique band-aid, em que a pessoa tem que colocar a mão no lugar em que foi pega — pois as regras são diferentes. Artesanato e atividades manuais que permitem que as crianças se expressem, como fazer bijuterias ou trabalhar com madeira, incentivam a individualidade e a criatividade. Jogos de estratégia também incentivam o pensamento abstrato.

11 a 12 anos

Crianças de 11 e 12 anos estão amadurecendo física e emocionalmente. Elas são independentes e começam a escolher os amigos com base em seus próprios interesses. O vocabulário delas praticamente dobrou nos últimos dois anos e elas são guiadas por atividades. Ter sucesso nos esportes, na escola ou nas artes é importante. As crianças nessa idade gostam de esportes ao ar livre, como futebol, natação e caminhadas. Meninas gostam de fazer compras, pois é uma experiência social, e estão começando a ter um gosto mais específico em relação a roupas. Monte um jornal da turma ou da família, deixando os adolescentes administrarem o processo. Atividades que reflitam os interesses específicos das crianças são importantes para o desenvolvimento de um senso de autoestima.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media