Mais
×

Atividades na areia para a pré-escola

Atualizado em 19 julho, 2017

Quando as crianças participam de atividades na areia, elas estão obtendo habilidades importantes que variam entre físicas, mentais e sócio-emocionais. Brincar ao ar livre com areia não é só educacional para os pequenos, como também é divertido. Existem muitas atividades de areia que podem ser implementadas para um grupo de crianças da pré-escola.

Muitas crianças gostam de sentir a areia entre seus dedos das mãos e dos pés (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Caça ao tesouro

Introduza um jogo onde as crianças da pré-escola são encorajados a procurar por objetos escondidos na areia. Pegue objetos que eles possam gostar e enterre-os na caixa de areia. Eles podem variar entre bolas, conchas ou moedas. Diga às crianças para cavarem com seus dedos na areia e pegar os objetos escondidos. Lembre-as de que é uma caça ao tesouro, e encoraje-as a colocar todos os objetos encontrados em um balde. Esse jogo pode ser jogado múltiplas vezes.

Cabeças de meia

Fazer cabeças de meia dá às crianças a oportunidade de usar a sua imaginação e criatividade. Distribua uma meia para cada criança, e faça-as enchê-las com areia. Usando um elástico de borracha, amarre o topo da meia, ou a parte sem areia. Encoraje-as a moldar a meia para que ela lembre uma bola ou uma cabeça. Dê aos alunos marcadores, e diga a eles para desenharem olhos, um nariz e um sorriso na meia para que lembre uma cabeça.

Cenário de praia

Preencher pequenos jarros com areia é uma forma de criar um cenário de praia, sugere o site "PreschoolEducation.com", uma fonte educacional para professores e pais. Ajude as crianças a encherem jarros de comida pela metade com areia. Dê aos jovens vários objetos tipicamente encontrados na praia, como seixos, conchas e galhos. Faça-os arranjar esses objetos para que lembre um cenário de praia. Coloque tampas nos jarros quando acabar e lembre-os de que balançar o jarro irá desordenar o arranjo.

Vila de areia

Do lado de fora, incorpore uma atividade que permita que as crianças criem livremente uma vila de areia. Dê baldes e pás aos pequenos, e encoraje-os a trabalharem juntos para construir casas de areia, lojas, escolas e outras construções normalmente vistas em uma vila ou cidadezinha. Apesar de que as construções dificilmente lembrarão casas ou edificações, essa atividade simplesmente os deixa ser criativos e desenvolve habilidades de construção em equipe.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article