Mais
×

Atividades de artes gráficas

Atualizado em 17 abril, 2017

A arte gráfica dá aos professores a oportunidade de ensinar os estudantes sobre grafismo. Eles adoram usar conceitos gráficos para criar figuras e resolver quebra-cabeças. Nenhuma unidade sobre grafismo está completa sem incluir atividades artísticas que incorporam as idéias que são apresentadas. As atividades de artes gráficas são especialmente apropriadas para estudantes nas escolas do ensino fundamental.

Gráficos podem ser coloridos e divertidos (graph image by Attila Toro from Fotolia.com)

Junte os pontos

Os professores podem criar atividades de juntar os pontos para ensinar aos alunos como encontrar coordenadas. O professor dá a eles um pedaço de papel gráfico com os eixos de X e Y marcados e rotulados. Então ela dá a eles uma lista de coordenadas, os quais eles usam para por os pontos no papel. Os estudantes conectam os pontos na ordem em que eles foram dados para revelar uma figura, no qual eles estão finalmente livres para colorir. Estudantes mais avançados podem criar suas próprias atividades de ligação de pontos, ao criar a figura primeiro e então as coordenadas.

Figura misteriosa

As figuras misteriosas podem ser simples ou complexas, com variedades complexas incorporando várias cores diferentes no seu design. O professor dá aos estudantes um gráfico em branco contendo apenas as linhas, números e letras. Os números são listados em caixas verticais à esquerda, enquanto que as letras estão nas caixas ao fundo, escritas horizontalmente. Os estudantes preenchem as caixas usando uma folha de código que dá coordenadas ás letras e números junto com a cor correspondente. Essa atividade encoraja os estudantes a pensar bem, já que a figura pode ficar arruinada se as caixas erradas estiverem pintadas. Os estudantes devem adivinhar que figura será à medida em que trabalham na atividade.

Figuras de gráfico

Não há motivo para que os gráficos devam sempre apresentar as informações de forma abstrata. Os gráficos mais interessantes incorporam figuras para ilustrar o conceito. Essas são chamadas de figuras de gráfico. Os alunos podem usá-las ao invés dos números para ilustrar os dados. por exemplo, um aluno pode desenhar um gráfico comparando o número de árvores no parque com o número de arbustos. Ele pode desenhar um gráfico de barras para representar cada árvore contada e fazer o mesmo com os arbustos. Estudantes mais velhos podem também podem criar figura de gráficos , mas precisam ter pelo menos uma figura representando grupos de 10, 100 e 1.000 objetos.

Figura cooperativa

Uma figura cooperativa é criada por indivíduos que estão trabalhando independentemente em partes específicas de uma figura. Os professores podem dar aos estudantes uma figura que foi dividida em secções, designando cada aluno para uma. Um estudante fará a secção A1, outro fará o A2, enquanto que outro faz a secção B3. Eles desenharão a secção da figura da qual é responsável e as juntarão quando acabarem. A variedade de cores e estilos usados pelos alunos para desenhar seu segmento da figura irá resultar em uma composição fascinante.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article