Atividades de artesanato para ensinar respeito e responsabilidade

Escrito por stephanie kelley | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de artesanato para ensinar respeito e responsabilidade
Ensine as crianças a respeitar as diferenças (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

É importante ensinar crianças a serem respeitosas umas com as outras e a serem cidadãos responsáveis desde cedo. Ensinar respeito e responsabilidade não será bom apenas para as crianças em seu crescimento, mas também para o mundo que as cerca. Ensiná-las a respeitarem umas às outras em nosso mundo diverso ajuda na comunicação interpessoal, e crianças que aprendem a ser responsáveis por suas ações vão crescer e se tornar adultos produtivos.

Outras pessoas estão lendo

Posters decorativos artesanais

Auxílios visuais ajudam as crianças a entenderem conceitos complexos. Faça com que elas procurem em revistas fotos de pessoas interagindo umas com as outras de maneira respeitosa. Exemplos podem incluir um grupo de amigos formado por pessoas culturalmente diversificadas ou uma criança dando a mão a uma pessoa idosa. Crie um quadro de avisos com a frase "Mostre respeito aos outros" e permita que as crianças adicionem as fotos que acharam para criar uma colagem. Crie outro quadro com a frase "Mostre responsabilidade" para enfatizar a importância de ser uma pessoa responsável. Explique que a responsabilidade também significa ser confiável, seguindo quaisquer tarefas que lhes sejam atribuídas. Faça com que as crianças façam desenhos de algumas tarefas pelas quais são responsáveis, como alimentar um peixe ou passear com o cachorro. Adicione os desenhos ao quadro.

Projetos de trabalho em grupo

Ensine as crianças sobre responsabilidade interpessoal juntando-as em atividades de grupo. Organize grupos de vários alunos que devem ser responsáveis por uma única tarefa. Por exemplo, dê ao grupo a tarefa de criar uma aranha com materiais simples de artesanato. Um aluno pode ser responsável por juntar as bolas de isopor, outro por cortar as patas de cordas e outro por juntar todas as partes. Quando o trabalho estiver completo, mostre às crianças como cada pessoa foi responsável por uma parte da tarefa e, caso uma delas não tivesse feito sua parte, o trabalho nunca teria sido terminado.

Incentivos

Use os projetos como incentivos para ser respeitoso e responsável. Faça com que as crianças criem faixas com a inscrição "RR". "RR" significa "Respeito e Responsabilidade". Elas podem fazer um círculo de papelão, pintá-lo de azul e cortar pedaços de fita azul para colar na parte de baixo. Então, escrever "RR" no centro do círculo. Coloque a fita nas roupas das crianças ou em suas mesas como lembrete de como devem se comportar. Se o professor notar comportamentos irresponsáveis ou desrespeitosos, deve pedir que o aluno retire sua insígnia. Cada aluno que mantiver sua insígnia até o fim do dia deve receber um lápis ou um adesivo como recompensa.

Atividades comunitárias

Destaque as responsabilidades das crianças perante a sociedade usando projetos de artesanato. Faça com que elas criem cartões para levar para um asilo. Isso ajuda a mostrar a importância de respeitar os mais velhos e expande a noção que a criança tem de si como parte de sua comunidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível