Conhecimento

Atividades de artesanato infantil para crianças de 6 anos

Escrito por ann johnson | Traduzido por marina pastore
Atividades de artesanato infantil para crianças de 6 anos

Crianças gostam de projetos de artesanato

children image by Mat Hayward from Fotolia.com

Aos seis anos de idade, muitas crianças já estão no primeiro ano. Crianças nos primeiros passos do ensino fundamental gostam especialmente de atividades de artesanato, que mantêm suas mãos ocupadas enquanto estimulam suas imaginações: projetos de artesanato ensinam enquanto divertem. Como crianças de seis anos ainda colocam objetos indesejáveis em suas bocas, evite projetos que usem materiais tóxicos. Considere as ferramentas necessárias para o projeto e quão apropriadas são para a idade do público.

Outras pessoas estão lendo

Fantoches

Um projeto de artesanato que produza um brinquedo é uma ótima opção para as crianças pequenas. Um delas é criar uma marionete de meia velha, em que o dedão da meia se dobra e forma uma boca móvel para o fantoche. Ao invés de uma meia, use uma sacola de papelão, com o fundo sendo o rosto do fantoche e a boca como a dobra sob o fundo. Em todo caso, permita que a criança cole enfeites feitos de pedaços de tecido, botões ou papel. Crianças podem usar outros materiais para enfeitar fantoches, como rolos de papel higiênico. Para fazer um auto-fantoche, tire uma fotografia digital da criança (da cabeça aos pés) e imprima a imagem em papel de gramatura alta. Peça que a criança corte a imagem e cole-a na metade superior de um palito de sorvete de madeira.

Colagem

Diversos projetos artesanais pedem que a criança monte peças pré-cortadas de papel. Mesmo que não sejam imaginativos como outros projetos, eles ensinam os jovens a seguir instruções. Estes projetos são ideais para grupos de crianças, como uma sala de aula ou um grupo de escoteiros. Um destes projetos é a bandeira brasileira: cada criança recebe uma folha de papel verde, alguns pedaços do losango amarelo recortado, pedaços do círculo azul, a faixa branca e adesivos de estrelas, tudo acompanhado de um bastão de cola. Após montar a bandeira, a criança adiciona as estrelas à bandeira. Outro projeto é um cocar indígena, em que cada criança ganha grandes penas de papel colorido, uma fita de cartolina, barbante e um bastão de cola, recebendo então as instruções para completar o projeto.

Muito além da pintura a dedo

As crianças descobrem a pintura a dedo na pré-escola. Ainda que esta seja uma maneira interessante de aplicar tinta no papel, outros métodos interessantes incluem carimbos de batata, fios mergulhados em tinta ou tinta aplicada em pedaços cortados de esponja. Use estes métodos para projetos de artesanato como cartões de datas especiais, sacolas de papel para o dia das bruxas ou papel de embrulho feito de sacolas de papel - também é possível decorar o exterior de caixas de papelão ou madeira destas formas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media