Atividades artísticas sobre formas bidimensionais

Escrito por erica loop | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades artísticas sobre formas bidimensionais
Faça um desenho inspirado no Cubismo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Da pré-escola ao ensino médio, crianças de todas as idades podem aprender sobre o processo artístico, bem como conceitos de matemática, por meio de atividades em formas bidimensionais. Ajude seus alunos a explorar ideias como espaço e forma a partir da compreensão da geometria com projetos de arte que incluam desenhos, pinturas e colagens.

Materiais

Dependendo da faixa etária específica com que você está trabalhando, pode ser necessário escolher vários tipos diferentes de materiais. Todas as crianças trabalham facilmente com itens de arte, como papel de construção ou de desenho, marcadores, lápis, giz de cera, bastões de cola e tintas de têmpera. Crianças mais velhas e adolescentes podem experimentar materiais mais avançados que exijam um toque refinado, como tintas acrílicas, pastéis a óleo ou lápis de carvão. Certifique-se de que todos os materiais de arte são não-tóxicos e seguros para a idade das crianças. Outro item chave que você pode escolher, especialmente para os mais novos, são estêncis ou padrões resistentes. Não há necessidade de versões caras, simplesmente recorte algumas formas geométricas de papelão grosso para os pequenos delinearem.

Projetos básicos

Crianças na pré-escola ou jardim de infância podem ainda não estar cientes de todos os nomes de formas. De quadrados básicos a um octógono mais avançado, os mais novos podem aprender sobre geometria experimentando várias atividades artísticas. Um projeto simples de representação é uma das maneiras mais fáceis de ensinar a desenhar formas bidimensionais. Use um padrão feito à mão, estêncil ou fôrma de biscoitos e lápis de cor, marcadores ou giz de cera sobre papel de construção. Adicione outro processo a esse projeto e convide as crianças a preencher os desenhos com tinta de têmpera. À medida que elas progridem no conhecimento das formas, tente considerar colagem usando pedaços de papel pré-cortados. Peça a elas para identificar cada forma e juntá-las com cola para montar uma imagem simples.

Projetos intermediários

Crianças que já sabem identificar, desenhar e combinar formas bidimensionais estão prontas para tentar um tipo mais avançado de projeto. Estas atividades de arte combinam várias formas e processos diferentes, com o objetivo de praticar níveis superiores de pensamento crítico, criativo e habilidades de matemática. Alunos do ensino fundamental podem facilmente criar colagens elaboradas de forma e pinturas que mostrem a técnica e o processo de pensamento. Experimente formatos de paisagens naturais ou de meio urbano para que as crianças cortem suas próprias peças e combinem-nas em uma colagem fantasiosa. Acrescente uma lição sobre a perspectiva e peça aos alunos para utilizar diferentes tamanhos de formas em primeiro plano, meio termo e de fundo ao discutir escala e tamanho.

Projetos avançados

Crianças mais velhas e adolescentes estão prontos para explorar conceitos artísticos mais profundamente. Em vez de atividades de formas fáceis, desafie os alunos com um projeto inspirado em história da arte. Selecione um estilo, como o Cubismo, que se presta facilmente a conceitos de formas bidimensionais. Discuta o estilo, artistas famosos, período de tempo, processos ou técnicas. Siga a discussão com uma pintura, desenho ou projeto de colagem 2D. Por exemplo, peça a um estudante do ensino médio para projetar sua própria colagem de autorretrato cubista com papéis e cola ou para usar tons pastéis e desenhar uma obra geométrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível