×

Atividades de astronomia para o 8º ano

Atualizado em 21 novembro, 2016

Astronomia é uma ciência natural que foca nos objetos celestiais e pode ser aproveitada para que alunos do 8º ano possam explorar e aprender sobre planetas, estrelas, luas, constelações, nebulosas, galáxias e outros objetos astronômicos. Os alunos de uma sala de 8º ano podem reforçar várias lições desse assunto com atividades interativas e tradicionais.

Os alunos podem ver estrelas e cometas em planetários (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças de astronomia dão aos alunos uma oportunidade de aprenderem sobre objetos celestiais. Palavras cruzadas permitem que os alunos lembrem certos termos, fornecendo uma pista, uma definição ou preenchendo um espaço em branco e, depois, pedindo aos alunos para escreverem a resposta. Outra atividade que os alunos podem fazer sobre astronomia é colocar peças de quebra-cabeça na posição correta para revelar um objeto, como a Via Láctea, a Ursa Maior ou o planeta Netuno. Isso permite uma oportunidade dos alunos discutirem os vários quebra-cabeças resolvidos, e eles podem resolver quebra-cabeças online interativos ou tradicionais.

Atividades com palavras

Os professores podem criar atividades de pesquisa de palavras para enfatizar um tópico particular da astronomia. Por exemplo, as buscas de palavras podem focar nos nomes dos planetas, das estrelas ou das partes do Sistema Solar. Os professores podem fornecer uma lista de palavras que os alunos têm que localizar no caça-palavras ou aconselhá-los sobre quantas palavras eles têm que encontrar, sem terem uma lista. Outra atividade para os alunos é preencher os espaços em branco em planilhas, em que os professores podem dar uma dica ou uma parte da definição e o aluno coloca a resposta correta no espaço.

Visitas de estudo

Visitas de estudo são oportunidades excelentes para os alunos do 8º ano aprenderem sobre astronomia. Os professores podem organizar uma visita à noite para explorarem as estrelas, os meteoros ou as fases da Lua, isso pode ser feito em áreas da cidade ao ar livre, onde não há muitas luzes. Outra atividade para os alunos do 8º ano é uma visita à um planetário, onde eles pode ter atividades durante todo o dia, como ensino sobre constelações, shows de luz de laser ou exploração da vida extraterrestre.

Projetos

Os alunos podem criar modelos ou explorar um tópico particular em astronomia. Por exemplo, os professores podem pedir para os alunos construírem um modelo de Sistema Solar ou de apenas um dos planetas. Outro projeto pode consistir das partes de um cometa, como cabeça, coma e cauda, enquanto outros alunos podem criar um projeto sobre meteoros, meteoritos e meteoroides.

Referências