Atividades para aumentar a circulação no cérebro

Escrito por brian westover | Traduzido por marcelo couto
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Atividades para aumentar a circulação no cérebro
Estudos mostram que exercícios aumentam as funções cognitivas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se estiver procurando melhorar a saúde cerebral e possivelmente se tornar mais esperto durante o processo, o melhor local para começar é com o coração. A circulação para o cérebro pode ser significantemente melhorada através de alguns exercícios básicos.

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Circulação e cérebro

O cérebro humano, com um média de peso de 1,4 kg, contém mais vasos sanguíneos por centímetro quadrado do que qualquer outro órgão. Entrelaçados com a complexa estrutura neural do cérebro estão mais de 400 bilhões de capilares. Esses vasos sanguíneos minúsculos levam energia em forma de oxigênio e glicose, fornecendo um fluxo de sangue menor ou maior para as diferentes áreas do cérebro, quando necessário.

Estudos recentes comprovam a importância do fluxo de sangue na função cognitiva e na prevenção de mudanças relacionadas ao envelhecimento, como demência e o mal de Alzheimer. Essas descobertas também mostraram uma ligação clara entre a atividade física e a circulação cerebral.

Torne-se mais ativo

Mesmo que você não possua uma rotina específica de exercícios, ainda é possível colher os benefícios de uma melhor circulação que vêm como resultado de se tornar mais ativo. Andar a pé ou de bicicleta três dias por semana, em trechos de 30 minutos ou mais, é o suficiente para reduzir o risco de declínio cognitivo conforme a idade passa. O aumento de atividade melhorará a circulação e o fluxo de oxigênio e glicose para o cérebro. O fator mais importante é fazer a atividade regular um hábito mantido ao longo da vida.

Aquecimento e alongamento

Antes de qualquer atividade física, os participantes devem reservar um tempo para se aquecerem e alongarem. Engajar-se em uma atividade leve antes de pular para os exercícios de alta intensidade permite que os músculos se aqueçam, que o coração aumente gradualmente os batimentos e que a respiração aumente a velocidade e a capacidade. Começar com um exercício à toda potência sem o período de aquecimento pode levar não somente ao maior risco de lesão, como também colocará pressão não saudável no coração e nos pulmões, sendo que eles serão forçados a mudar de um modo de funcionamento para outro. Um aquecimento básico pode ser tão simples como caminhar rapidamente ou praticar movimentos sem resistência extra.

Assim que terminar o aquecimento, tire um tempo para alongar-se. O alongamento prepara os músculos para entrar em atividade intensa pois aumenta o fluxo sanguíneo. Essa maior circulação de sangue para os músculos aumenta a velocidade de recuperação e melhora a circulação pelo corpo inteiro.

Exercícios aeróbicos

A maneira mais eficiente de melhorar a circulação no cérebro é através de exercícios aeróbicos regulares, aumentando os batimentos cardíacos por períodos de trinta minutos ou mais. Essa forma de se exercitar melhora a eficácia do coração, permitindo que ele bombeie o sangue de forma mais eficiente para o corpo todo, incluindo o cérebro. Exercícios aeróbicos também aumentam os níveis de oxigênio na corrente sanguínea, reforçando um componente essencial para as funções neurais.

Esses exercícios são qualquer atividade que eleva o batimento cardíaco por um tempo. Algumas atividades aeróbicas excelentes incluem corrida, natação e cardio-kickboxing. Muitos jogos esportivos, como basquete, squash e futebol, também são eficazes.

Exercícios para construir o cérebro

Novas pesquisas também descobriram que certos tipos de movimento podem melhorar ainda mais o cérebro. Além de elevar o fluxo de sangue neural, algumas atividades também promoverão a neurogênese ou o desenvolvimento de novas células cerebrais. Essas atividades também podem aumentar o cruzamento hemisférico e o desenvolvimento de novos caminhos neurais. Os exercícios mais eficazes para produzir esses benefícios adicionais são os que envolvem equilíbrio, utilizam movimentos assimétricos e possuem um componente estratégico ou intelectual. Artes marciais e ginástica são particularmente ideais para esse tipo de atividade.

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