Família

Atividades para bebês de um ano de idade

Escrito por laura wilson | Traduzido por letícia oliveira
Atividades para bebês de um ano de idade

A criança de um ano está se desenvolvendo e pronta para novas atividades

baby walking image by jedphoto from Fotolia.com

Depois do primeiro aniversário, as crianças começam a ter mais características de "maiorzinhas" e menos de bebês. Embora as crianças de um ano ainda gostem de algumas das atividades de antes, estão prontas para novas brincadeiras, que irão estimular o desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

Planeje um dia para brincadeiras com os amiguinhos

baby walking image by jedphoto from Fotolia.com

Quando faz um aninho a criança começa a prestar mais atenção às pessoas que estão perto dela. De acordo com o site Healthy Children, em "Crescimento e desenvolvimento de crianças pequenas (Toddler Growth and Development)", os bebês de um ano gostam de brincar com outras crianças, e esta prática dará a eles a oportunidade de aprender habilidades sociais e fazer amigos. Nunca é cedo para absorver conceitos como esperar a vez e compartilhar brinquedos.

Leia todos os dias

baby walking image by jedphoto from Fotolia.com

Se ler para o seu filho ainda não faz parte de seus hábitos diários, comece já. Segundo o site Kids Health, em "A comunicação e as crianças pequenas (Comunication and Your 1 to 2-Year-Old)", algumas crianças dessa idade verbalizam muitos sons, mas estão ao mesmo tempo absorvendo tudo o que ouvem. Ler livros e comentar as figuras irá construir o repertório de palavras no cérebro, e assim que a boquinha estiver apta o bebê já terá muito o que falar.

Giz de cera

baby walking image by jedphoto from Fotolia.com

Crianças nessa faixa etária estão começando a ganhar mais coordenação motora, e os pais podem estimular dando papel e giz de cera grandes. De acordo com a Clínica Mayo, elas já são capazes de segurar o giz e fazer algumas marcas no papel, que ficarão mais definidas próximo ao aniversário de 2 anos. Comemore essas primeiras produções e estimule a criança a continuá-las.

Visite a terra do faz-de-conta

baby walking image by jedphoto from Fotolia.com

Quando a criança completa 1 ano, ela começa a desenvolver a imaginação. É hora dos pais comprarem brinquedos que motivem o faz-de-conta e mostrar como se brinca com eles. Em "Desenvolvimento cognitivo: crianças de 1 ano (Cognitive Development: One-Year-Old)", o site Healthy Children afirma que as crianças já fingem trocar a fraldinha de uma boneca ou dar-lhe mamadeira, comer com pratinhos e panelinhas ou conversar no telefone de brinquedo. Os pais devem participar para incentivar o uso da imaginação.

Faça um percurso com obstáculos seguros

baby walking image by jedphoto from Fotolia.com

Bebês de um ano já engatinham com agilidade e muitos começam a andar pouco depois do primeiro aniversário. Ainda há um longo caminho no aprimoramento da coordenação motora grossa, então monte um percurso com obstáculos que permitirão à criança desenvolver sua coordenação de forma segura. Escalar almofadas, passar por túneis, caminhar sobre travesseiros e subir e descer degraus podem ser partes do percurso de obstáculos que manterá a criança entretida e desafiada.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media