Mais
×

Atividades de ciências para alunos de 3º a 5º ano do ensino fundamental

Atualizado em 23 março, 2017

Alunos de 3° a 5° ano gostam de aprender ciências através de atividades envolventes. Para o ensino de conceitos de ciências, os professores encontram atividades apropriadas para a idade dos alunos. É importante que eles não ofereçam perigo e que apresentem algum tipo de experiência de aprendizagem.

Através da observação da formação de nuvens os alunos podem identificar os seus diferentes tipos (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Teste de ácido e base

Os alunos de 3° a 5° anos muitas vezes fazem experiências usando líquidos e repolho. Antes do experimento, o professor ferve uma cabeça de repolho picado grosseiramente por aproximadamente 10 minutos, espreme e o coloca na geladeira até estar pronto para ser usado. Depois, enche copos de plástico transparentes até a metade com líquidos separados. Um copo é preenchido com amônia, outro com vinagre branco e mais um com água. Os alunos colocam uma colher de chá do repolho cozido em cada copo e observam a reação. Os resultados deste experimento deverão ser uma mudança de cores do repolho. O repolho no vinagre deverá mudar para a cor vermelha, porque o vinagre é um ácido. O repolho na amônia deverá mudar para verde, porque a amônia é uma base, e o repolho colocado na água não deverá mudar, porque a água é neutra.

Experiência com líquidos e repolho (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Atividade da poluição atmosférica

Esta atividade apropriada para a idade ensina sobre a conscientização da poluição do ar. O professor vem de bicicleta para a escola e pergunta aos alunos o motivo pelo qual ele usou este meio. Ele explica que assim o fez porque está lutando contra a poluição do ar. O professor então mostra aos alunos gravuras da poluição do ar e os seus efeitos. Ele pode consultar livros sobre o assunto para lhe ajudar nesta lição. Os alunos recebem instruções para escrever em seus diários como se sentem ao ver estas gravuras. A classe discute o tópico e de que forma podem lutar contra a poluição do ar.

Uso da bicicleta para ajudar na conscientização da poluição do ar (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Observando as nuvens

Esta atividade ensina sobre os tipos diferentes de formação de nuvens, incluindo cúmulos, cúmulo-nimbo, cirros e estratos. O professor dá aos alunos um folheto que contém esses tipos de nuvens exemplificados com gravuras e descrição de cada uma. Durante o período da escola, a classe vai para fora e observa as nuvens no céu. Os alunos devem identificar os tipos diferentes de nuvens, desenhá-los e descrevê-los.

Tipos diferentes de formação de nuvens (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Densidade

Os alunos aprendem sobre densidade nesta atividade. Para realizá-la, é necessário pelo menos sete pequenos copos de plástico transparente, xarope de milho claro, óleo de lâmpada e leite. Derrame os líquidos nos copos numa ordem específica. No copo nº 1, despeje xarope de milho, leite e depois óleo. No copo nº 2, entorne leite, óleo e em seguida xarope de milho. No copo nº 3, despeje óleo, xarope de milho e depois leite. Deixe os alunos observarem as reações e coloque em ordem os três líquidos do maior para o de menor densidade. Explique que os copos devem mostrar camadas ou as camadas devem ser misturadas. Se elas estiverem misturadas, a última camada despejada deve ter uma densidade mais pesada do que os líquidos abaixo dela.

Aluna aprendendo sobre densidade nesta atividade (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article