Atividades de comunicação não verbal para adultos

Escrito por linda basilicato | Traduzido por fernando prezotto

Expressões faciais, postura, tom, inflexão e outras nuances da linguagem e discurso corporal podem abranger mais de 90% da comunicação, de acordo com pesquisa realizada no Examinador Forense (em inglês, "The Forensic Examiner"). Isso significa que as palavras que escolhemos comportam menos de 10% do significado pretendido quando nos comunicamos. Atividades de comunicação não verbal pode ajudar-nos a aprender a direcionar o poder dessas pistas não-verbais -- e dizer mais efetivamente o que realmente desejamos.

Outras pessoas estão lendo

Truque da mente Jedi

Diga aos participantes que fiquem em pé em um circulo com uma pessoa no centro. Ninguém pode falar. A pessoa no meio quer trocar de lugar com uma pessoa do circulo. As pessoas no circulo querer trocar de lugar sem serem usurpados pela pessoa no centro. Para conseguir isso, os participantes precisam usar contato visual e outras pistas não-verbais para comunicarem-se e negociar um movimento.

Alfabeticamente

Essa atividade desafia o grupo a dizer as letras do alfabeto em ordem sem que dois participantes digam a mesma letra o mesmo tempo. Qualquer sequência pode ser usada: podem ser meses, números, ou feriados ao invés do alfabeto.

Copião

Diga aos participantes que façam um circulo em pé. Peça a cada um que, silenciosamente, escolham um líder. Eles não podem dizer à ninguém quem é o líder. Explique que cada pessoa imitará os movimentos ou trocará de posição com seu líder. Antes de começar, peça a cada pessoa para fechar os olhos e assumir uma pose. Eles devem abrir os olhos sob o comando do diretor, e a posição não deve ser modificada, a não ser para seguir o líder. No fim, todos estarão na mesma posição.

Comunicação sem fio

Comece essa atividade colocando uma corda no chão. Peça ao grupo para selecionar um ouvinte. Traga essa pessoa 6 metros para a frente e vende-a. Ela não pode falar enquanto o jogo acontecer, e ela não pode mover-se ao menos que dirigida para fazê-lo. O grupo seleciona um comunicador. Traga essa pessoa 3 metros para frente e vire-a de frente para o grupo, que deve estar em pé na linha inicial. O comunicador não deve virar-se para ver o ouvinte. Essa pessoa é a única do grupo que tem permissão para falar. Dê ao grupo instruções envolvendo o uso de adereços. Por exemplo: "direcione o ouvinte e coloque um cachecol em sua cabeça, a luva em sua mão e tire seus sapatos". O grupo deve comunicar essas instruções ao comunicador sem falar, para que o comunicador possa dizer ao ouvinte vendado o que fazer.

Pesguntas para discussão

Discussão de acompanhamento são importantes para que esses jogos sejam eficazes. Algumas perguntas serão específicas da atividade: "Como foi estar no meio do círculo?". Outras perguntas são mais gerais: "Que pistas não-verbais você usou para cumprir com a tarefa? Como as pistas não verbais afetam a dinâmica do grupo e a liderança? Como você pode usar essa informação para comunicar-se mais eficazmente?". Um consultor em construção de equipes com experiência pode ajudá-lo a tirar o maior proveito desses jogos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media