Atividades para a contagem de moedas de cinco e dez centavos

Escrito por tamara christine van hooser Google | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para a contagem de moedas de cinco e dez centavos
Ensine as crianças a contar dinheiro usando moedas de verdade (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Aprender a contar moedas ensina às crianças o processo de contagem e também o valor do dinheiro, o que não apenas melhora as habilidades delas com matemática como também passa lições valiosas sobre como lidar com dinheiro. Atividades para contar moedas de dez e cinco centavos ajudam as crianças a praticarem a contagem de cinco e dez enquanto determinam quais moedas eles vão precisar quando quiserem comprar algo, calculando o troco e adicionando nas somas finais. Essas moedas menores também são boas para multiplicação, já que é uma transição fácil precisar de oito moedas de cinco centavos para fazer 40 centavos na conta 8 x 5 = 40.

Outras pessoas estão lendo

Contar pulando

Uma tabela de 100 é padrão em muitas classes de ensino fundamental. É uma simples tabela de 10 por 10 que lista todos os números, de um a 100. Com a ajuda de moedas de cinco e dez centavos, uma criança pode praticar contas pulando por cinco ou dez colocando as moedas nos lugares respectivos, como uma moeda de cinco no quinto espaço e uma moeda de dez no décimo espaço.

Indo fazer compras

Fazer compras oferece a chance de uma abordagem prática para ensinar as crianças a contarem moedas de cinco e dez centavos. Dê para o seu filho um pacote de moedas ou peça para ele usar as que tem no cofrinho. Crie uma loja de brincadeira onde tudo tem preços com variações de cinco e dez, ou ofereça para seu filho uma questão como "João quer comprar um caminhão de brinquedo de 65 centavos. Como você pode fazer 65 centavos usando moedas de cinco e dez?" Deixe seu filho contar quantas moedas de cada ele precisa para comprar o brinquedo.

Quanto dinheiro?

Crianças mais novas geralmente não entendem o conceito de ter o "suficiente" para realizar uma compra. Contar moedas de cinco e dez e comparar com a quantidade necessária para a compra de um item ajuda a criança a entender o conceito de "mais que..." e "menos que...", assim como reforçar o poder de compras economizando moedas. Dê para o seu filho um número fixo de moedas de cinco e dez, depois mostre itens com preços diferentes. Peça para ele contar e ver se tem dinheiro suficiente, e determinar quantas moedas ele precisa ou quantas vão sobrar.

Contando moedas em um jogo de BINGO

Faça uma tabela de bingo com valores em dinheiro múltiplos de cinco e dez centavos. Grite um número dessas moedas. As crianças podem fazer a soma total e marcar em qualquer jogo da tabela. Eles podem usar as moedas de cindo e dez ​​para ajudar na contagem. A primeira que marcar cinco vezes seguidas ganha.

Transição na multiplicação

Uma criança que já entenda o processo de contagem de moedas de cinco e dez centavos pode transferir seu conhecimento para tabelas de tempo. Multiplicação, é, no sentido mais simples, uma maneira rápida de somar grupos iguais. Explique que cada moeda de cinco centavos representa um grupo de cinco e cada moeda de dez centavos representa um grupo de dez. Se você possui oito moedas de dez, isso é o mesmo que oito grupos de dez ou 8x10. Dê para a criança um exemplo, e depois pergunte para ele ou peça para escrever quantos grupos de determinada quantidade ele tem, a multiplicação correspondente e o total. Por exemplo, seis moedas de cinco centavos é igual a seis grupos de cinco para atingir 30 centavos, e também pode ser escrito como 6x5 = 30.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível