Atividades para o conto "O gato preto", de Edgar Allan Poe

Escrito por kristie sweet | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para o conto "O gato preto", de Edgar Allan Poe
O narrador do conto "O gato preto" é um bom exemplo de narrador não confiável (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O conto "O gato preto", de Edgar Allan Poe, é uma das mais importantes histórias de horror da literatura, na qual o leitor acompanha a submissão do narrador à loucura e violência crescente, que termina eventualmente com um assassinato. Diversas atividades em sala de aula podem ajudar os alunos a compreender os elementos literários relacionados ao conto, como enredo, foco narrativo e simbologia.

Outras pessoas estão lendo

Foco narrativo

Reescreva a história a partir de uma perspectiva diferente, como o da esposa, do gato, de um vizinho ou um narrador onisciente. Esta atividade ajuda os alunos a entender o que são focos narrativos diferentes e o conceito de narrador não confiável. Fazer uma comparação de dois contos semelhantes de Poe também pode ajudar a caracterizar o narrador não confiável; portanto, comparar e contrastar "O Gato Preto" com "O Coração Delator", nos quais o narrador não percebe sua própria loucura ou culpa o álcool por sua mudança, é uma boa opção para um ensaio ou atividade oral em grupo. Usar diagramas circulares de Venn para ilustrar as semelhanças e diferenças entre as obras é uma boa maneira de produzir uma representação visual da análise.

Entrevista

Defina papéis e peça aos alunos para fazerem uma representação do interrogatório policial feito com o narrador. Crie uma entrevista para conhecer o relato do narrador sobre seu gato desaparecido e outra para quando o corpo de sua esposa já tiver sido descoberto. Demonstrar as crenças do narrador ajuda a contrastar o foco narrativo usado no conto e demonstrar o conceito de narrador não confiável. Os alunos no papel do narrador devem preparar suas respostas de acordo com sua compreensão do personagem. Eles podem ainda interpretar jornalistas entrevistando vizinhos, tanto em relação à surpreendente imagem do gato quanto ao assassinato.

Imagens

Peça aos alunos para criarem cartazes para o gato desaparecido, descrevendo tanto suas características físicas quanto comportamentais. Caso tenha algum bom desenhista na turma, peça para ele acrescentar ilustrações nos cartazes, ou até mesmo recriar a história usando imagens. Para evitar resultados ruins na atividade, agrupe diversas imagens que representem ideais gerais ou pontos específicos do conto e peça aos alunos que selecionem as melhores opções.

Superstição

Peça aos alunos para pesquisarem superstições e tradições a respeito de gatos pretos. Eles podem investigar a relação de gatos pretos com azar e qual a visão de diversas culturas sobre esses animais ao longo da história. Esta atividade pode trabalhar com pesquisa, escrita e discussões sobre superstições pessoais dos alunos. Além disso eles também estabelecer uma relação com referências da cultura pop, examinando como filmes, programas de televisão e livros contemporâneos utilizam (ou evitam usar) gatos pretos. Por exemplo, embora os gatos pretos sejam frequentemente associados às bruxas, os livros da saga Harry Potter não fazem essa conexão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível