Atividades com contos para o 1° ano do Ensino Médio

Escrito por simon fuller | Traduzido por francine silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades com contos para o 1° ano do Ensino Médio
As atividades com contos podem aumentar o conhecimento do aluno sobre a estrutura do enredo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Um conto não é menos interessante do que uma peça ou um romance, e os alunos do primeiro ano têm muito a ganhar ao estudar esse gênero. As atividades com contos podem envolver a análise do texto e a discussão de ideias e preocupações que ele gera. Outras atividades podem envolver exercícios criativos que exigem aos alunos escreverem as próprias ficções.

Considerando o personagem

Essa atividade exige que a turma leia um conto específico e depois discuta os acontecimentos da história. Peça aos alunos que imaginem como seria estar no ambiente descrito na história. Cada aluno, então, escolhe um personagem do conto, ou talvez um observador sem nome vivendo em um mundo onde a história é ambientada, e escrever um texto curto e criativo do ponto de vista daquele personagem. O texto deve refletir os acontecimentos e detalhes importantes do conto. Por exemplo, o texto poderia ter a forma de uma carta de um personagem para o seu amigo.

Estrutura do enredo

Todas as histórias são unidas por uma estrutura, e analisar isso pode ajudar os alunos a entender o texto e como a escrita é construída no geral. Depois de a turma ler a história, discuta os acontecimentos principais e como eles são conduzidos de um para o outro. Os alunos devem tentar desenhar um diagrama da estrutura do conto. Por exemplo, um aluno poderia descrever os acontecimentos em um gráfico para mostrar como uma história constrói a tensão, gradualmente crescendo até o clímax do conto.

Pensando o tema

Comece essa atividade introduzindo um tema proeminente do conto que a turma analisará e fale um pouco sobre esse tema e como ele pode ser definido. Por exemplo, ao lerem a história "All Summer in a Day" (Todo o Verão em um Dia, em tradução livre), um conto por Ray Bradbury, os alunos podem considerar o conceito de poder. Depois de lerem o texto, encoraje-os a trabalhar em pequenos grupos para pensar como o texto examina questões relacionadas ao tema e como o tema é evidente na vida deles.

Lista de ideias

Peça aos alunos que individualmente identifiquem quatro ideias ou conceitos que o autor da história explora. Para cada ideia, eles devem escrever alguns pontos significativos que expliquem o porquê de cada uma delas ser importante dentro do texto. Após os alunos acharem as quatro ideias, cada membro da turma lê sua lista em voz alta e você escreve as novas ideias no quadro. Se uma mesma ideia aparecer várias vezes, marque no quadro para indicar isso.

Reescrita

Assim que a turma tiver lido um conto, desafie os alunos a escolherem um personagem secundário envolvido no texto e depois a reescreverem o conto do ponto de vista desse novo narrador. Esse texto deve ter apenas algumas páginas e focar em usar as informações obtidas do texto original para fazer um ponto de vista diferente. Os alunos podem considerar como os acontecimentos no texto fariam esse personagem secundário se sentir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível