×
Loading ...

Atividades de contos para aulas de leitura do quarto ano

As aulas de leitura do quarto ano geralmente envolvem contos que requerem um vocabulário maior e incluem mais parágrafos do que o normal para os alunos. Muitas vezes, as histórias têm um certo número de páginas. Ao preparar atividades sobre contos para o quarto ano, deve-se tentar torná-las interessantes enquanto se concentra nas habilidades básicas de leitura e compreensão.

Contos podem falar sobre praticamente qualquer assunto e desafiarão seus alunos do quarto ano (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Leitura e análise

Peça aos alunos para lerem um conto e depois responderem algumas perguntas relacionadas à história. Mesmo que essa tarefa pareça ser comum e chata, ela é uma atividade de compreensão testada ao longo do tempo. Para deixar as coisas mais interessantes, faça com que as crianças escolham uma questão e expandam a resposta em uma nova direção. Por exemplo, em "A Chave-Mestra" (The Skeleton Key), de Kelly Hashway, uma pergunta poderia ser "Qual era a chave misteriosa no gancho?". A resposta seria "Uma chave-mestra". Os alunos podem usar essa resposta para criar um novo uso para a chave misteriosa, diferente da interpretação do conto.

Loading...

Criando um resumo

Os alunos do quarto ano devem começar a criar resumos para histórias. Essa atividade é flexível, podendo ser feita de duas maneiras. As crianças podem escrever suas próprias ideias para contos e organizá-las na forma de um resumo. Em outro exercício, elas podem usar uma história pré-estabelecida e dispor os pontos principais em um resumo. Ambas as atividades preparam os estudantes para a criação de contos ao ensiná-los habilidades de pré-escrita.

Sequência da história

A sequência de um conto é tão importante quanto o próprio. Peça aos alunos que leiam uma história e depois dê a eles uma ordem de eventos dela. Eles precisarão determinar se aquela sequência está correta. Se estiver errada, deverão consertá-la. Uma outra atividade seria pedir que as crianças criem seus próprios contos baseados na ordem trocada dos acontecimentos. Por exemplo, elas lerão a história e depois discutirão o que poderia acontecer se a sequência fosse outra.

Caça-palavras

Um caça-palavras pode parecer mais uma atividade que constrói o vocabulário do que uma que auxilia o estudo dos contos, mas ela pode ser ambas. Use uma lista atual de vocábulos para criar um caça-palavras. Peça para as crianças completarem o jogo. Quando tiverem acabado, elas usarão os termos que encontraram para criar um conto. Cada parágrafo deve incluir uma das palavras do vocabulário, e a história precisa ter sentido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...