Mais
×

Atividades para creches domiciliares

Muitos pais escolhem colocar seus filhos em creches domiciliares, pois elas normalmente tem menos crianças e os pequenos muitas vezes se sentem mais confortáveis em um ambiente mais domiciliar. Essas creches têm um currículo estimulante que inclui vários tipos de atividades para manter as crianças entretidas e ocupadas durante o dia. Estabelecer uma rotina também ajuda os pais a alinharem suas expectativas com os serviços oferecidos

As crianças devem ter todos os dias um horário para brincar ao ar livre (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Atividades de organização

Às vezes pode ser difícil manter uma creche cheia de crianças limpa e organizada. A maioria das creches estabelecidas em casa tem espaço limitado, o que potencializa o problema da bagunça. Mantenha a creche organizada com a ajuda das próprias crianças. Você pode criar, por exemplo, uma tabela de tarefas: na coluna da esquerda, coloque as fotos das crianças; na primeira linha, escreva os dias da semana. Em um quadro branco ou separado coloque outro conjunto de fotos das crianças com uma tarefa ao lado. Se as crianças ainda não sabem ler, você pode colocar uma imagem da área de responsabilidade de cada uma. Programe um momento durante o dia em que as crianças possam completar as suas tarefas, de preferência, perto do final do dia. Quando completarem suas tarefas, peça para que colem um adesivo na tabela, no dia correto. Depois disso, programe atividades tranquilas ou na área externa para manter o ambiente organizado.

Atividades envolvendo os pais

Os pais gostam de saber o que seus filhos estão fazendo na creche durante o dia. Ajude os pais a se envolverem com a rotina criando tabelas semanais ou diárias descrevendo as atividades da creche. Cada criança deve começar o dia ou semana com um pedaço de papel, e ao longo do dia, pode colar adesivos que descrevam suas atividades. Por exemplo, ela pode colocar uma figura de um livro e, em seguida, um lanche para significar as horas da leitura e do lanche. Além disso, exiba a programação diária de atividades em local visível para que os pais possam ter uma ideia aproximada do que seus filhos estão fazendo durante o dia na creche.

Atividades artísticas

Preencher os dias com atividades apropriadas pode parecer um desafio, mas é importante ter atividades significativas prontas para as crianças. Um currículo bem pensado estimula o desenvolvimento de uma criança e torna a rotina diária mais divertida. Planeje várias atividades de arte por semana. Um dia você pode fazer um mural das pegadas das crianças com tinta; no outro, elas podem fazer enfeites para as janelas usando giz de cera. Para fazer isso, as crianças devem cortar dois pedaços de papel manteiga no formato que desejarem. Usando um apontador, faça algumas aparas de giz de cera. Os alunos podem colocá-las em um pedaço de papel manteiga e cobri-lo com a outra peça. Esfregue um ferro quente sobre o papel de cera para derreter os pedacinhos de giz. Você pode fazer um furo na parte superior do papel manteiga, passar um barbante e dizer às crianças que elas podem pendurar o enfeite em suas janelas em casa.

Atividades externas

As crianças devem ter a oportunidade de brincar ao ar livre todos os dias, se as condições climáticas forem adequadas. As brincadeiras externas podem ser direcionadas ou livres. Um exemplo de uma atividade direcionada poderia ser pedir para que as crianças procurem objetos que anteriormente foram escondidos no quintal. Tenha uma lista com fotos dos objetos para que as crianças saibam exatamente o que estão procurando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article