×
Loading ...

Atividades para que crianças amem ao próximo

Atualizado em 17 abril, 2017

É muito fácil ensinar seu filho a amar ao próximo divertindo-se ao fazer isso. A história do Bom Samaritano, contada no Evangelho de Lucas da Bíblia, é a lição sobre "amor ao próximo" que ensina como ter compaixão e amor por todos. Embora ensinada principalmente em aulas dominicais, ela pode ser levada para além da sala de aula, sendo inserida em várias atividades da vizinhança e da comunidade.

Várias atividades ensinam lições bíblicas a crianças (child helping with pianting a wall in his room image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Atividades infantis

Use dois macarrões de piscina para criar a imagem de uma pessoa e dê a ela um nome do qual as crianças se lembrem facilmente. Conte a história do Bom Samaritano, tornando-a mais acessível ao dar a ela um título simples. Isso ajudará as crianças a se conectarem à narrativa e a entenderem como ela se aplica em suas vidas, estimulando-as a partilhar e ter compaixão. Elas também podem ser estimuladas a levar o boneco para as atividades de sala de aula. Depois de contar a história, ensine-as a criar seus próprios fantoches com rolos de papel higiênico. Em seguida, peça-lhes para fazer dois colares e braceletes com macarrão rigatoni - um para eles mesmos e o segundo para outra pessoa.

Loading...

Atividades para pré-adolescentes

Ao trabalhar com pré-adolescentes, planeje um evento para a arrecadação de fundos no qual eles possam vender alimentos em geral ou objetos usados. Fazendo parte do evento, eles se divertirão levantando fundos e despertando a consciência para uma causa, o que os ensina a ter amor e compaixão por pessoas que não são da família ou do círculo de amigos, reforçando a lição de amar o próximo. Além disso, chame-os para visitar um abrigo de idosos, levando uma cesta de guloseimas para tornar mais feliz o dia daquelas pessoas. Eles se sentirão bem ao fazer algo de bom para alguém. Se quiserem iniciar um projeto de amor ao próximo por conta própria, um estande de limonada pode ser uma boa maneira de começar. Isso lhes ensinará não só a amar ao próximo, mas também habilidades de liderança.

Pré-adolescentes podem participar de um evento para arrecadar fundos (cookies image by palms from Fotolia.com)

Atividades para jovens adultos

Estimule jovens adultos a participarem de grupos voluntários direcionados só para eles. Já que seu passatempo favorito geralmente é conversar e estar com os amigos, as atividades devem lembrar uma irmandade ou fraternidade, de modo que eles se sintam mais motivados a participar delas. Um bom começo seria lavar carros para arrecadar fundos para uma organização de caridade ou ajudar crianças em orfanatos ou programas comunitários, com elas podendo auxiliar na lavagem dos veículos. Jovens adultos gostam de comemorações, então deixe-os planejar uma festa ou um churrasco cuja entrada seja a doação de um alimento enlatado. Um leilão também pode ser bem divertido, pois eles podem brincar com a variedade de itens e serviços a serem oferecidos aos participantes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...