Conhecimento

Atividades para crianças autistas

Escrito por elizabeth baker | Traduzido por luis batista
Atividades para crianças autistas

Há vida além do autismo

Children in the Park image by Photoeyes from Fotolia.com

O autismo é uma condição mental que aflige, só nos Estados Unidos, quase uma em cada seis crianças. Embora não haja nenhuma cura conhecida para o autismo, ele pode ser controlado com jogos amistosos e atividades que ajudam a desenvolver as habilidades físicas e cognitivas dos portadores dessa condição.

Outras pessoas estão lendo

Atividades sensoriais

Children in the Park image by Photoeyes from Fotolia.com

As crianças autistas frequentemente desfrutam de atividades ricas sensoriais que estimulam os sentidos e incentivam o desenvolvimento, por isso escolha esses tipos de jogos para o seu filho autista. Um bom exemplo de jogo é "Adivinha", no qual você descreve um objeto do quarto usando apenas detalhes que você pode ver. O seu filho tentará adivinhar qual é o objeto usando as dicas que você fornecer e a própria visão dele. Para estimular o paladar do seu filho, feche os olhos dele enquanto você coloca alimentos saborosos em sua boca. Isso inclui melância, doces, kiwi ou morangos. Veja se ele pode identificar corretamente cada ítem alimentar.

Poemas e canções

Children in the Park image by Photoeyes from Fotolia.com

Crianças autistas geralmente gostam da maneira como o ritmo cantante de um poema soa, por isso, ler poesia ao seu filho é uma boa maneira de educá-lo e ainda se divertir. Escolha poemas que incluem muitas palavras que rimam, tais como livros escritos pelo Dr. Seuss. Você também pode criar o seu próprio poema, descrevendo o seu filho ou um evento que pode ter acontecido com ele. Cantar essas canções todos os dias vai ajudar as habilidades cognitivas dele. Além disso, os movimentos físicos, como bater palmas, saltar ou pular ao ritmo das palavras podem ser incorporados para tornar os poemas mais divertidos.

Atividades Artísticas

Children in the Park image by Photoeyes from Fotolia.com

Crianças autistas frequentemente gostam da criatividade e da natureza colorida da arte, por isso incentive seu filho a criar artesanato e obras de arte com frequência. A pintura a dedo é bastante divertida, porque estimula os olhos e os dedos. Desenhar pode ser agradável para as crianças mais velhas e outros podem desfrutar de pintura com uma grande variedade de cores. Incentive seu filho a experimentar com diferentes formas de arte, incluindo instrumentos musicais e teatro. É importante lembrar que como todas as crianças, cada criança autista é diferente das demais e pode desfrutar de atividades distintas. Descobrir o que o seu filho mais gosta é a chave para mantê-lo ativo e entretido.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media