Atividades para crianças entre dois e três anos de idade

Escrito por laura wilson | Traduzido por alan cristie
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Crianças entre dois e três anos de idade estão prontas para novas experiências (child playing in the snow image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Crianças de dois ou três anos de idade tendem a permanecer ocupadas, e elas tipicamente mudam rapidamente de uma atividade para outra. Pais e professores podem envolver essas crianças em atividades que não são apenas prazerosas, mas também propícias a cultivar habilidades de desenvolvimento. Usar tais atividades ajudará a ampliar os interesses das crianças, mantê-las entretidas e encorajar o aprendizado.

Outras pessoas estão lendo

Atividades para encorajar habilidades motoras globais

Uma criança entre dois e três anos de idade ainda está desenvolvendo habilidades motoras globais. Inicie com uma atividade de jogar uma bola para trás e para frente, o que é prazeroso e constrói as habilidades de coordenação. Veja se a criança pode copiá-lo enquanto você brinca de "Siga o mestre". De acordo com o site Kids' Health, correr, pular, jogar, chutar e se equilibrar em uma perna são todas habilidades que ajudam seu filho a se desenvolver através de jogos interativos.

Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Jogue uma bola para trás e para frente para entretenimento e desenvolvimento de habilidade (yellow balls and a blue ball image by Ramona smiers from Fotolia.com)

Atividades para aprimorar habilidades motoras finas

Crianças dessa idade geralmente não ficam sentadas por muito tempo, mas quando ficam, encoraje-as a usar as mãos para desenvolver habilidades motoras finas. Dê a elas bastante papel e giz de cera para desenhar (o que pode parecer mais rabisco nesse estágio). Se seu filho não gosta de desenhar, permita que ele empilhe blocos e os derrube, ou trabalhe em quebra-cabeças; ambas atividades o ajudarão a usar as mãos e os músculos. Alternativamente, trabalhe com seu filho moldando massinha atóxica em bolas de diferentes tamanhos.

Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Pratique pequenas habilidades motoras com giz de cera e papel (crayons image by studio vision1 from Fotolia.com)

Planeje atividades sensoriais

Atividades sensoriais ajudam crianças a entender como obter informação do mundo à volta usando sentidos. Encoraje o desenvolvimento do tato, por exemplo, permitindo que a criança brinque em uma caixa de areia. Dê-lhe copos, tigelas, colheres e baldes para que cave, despeje e atire areia. Alternativamente, forneça arroz e feijões secos para "plantar" em uma caixa com terra.

Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Muitas crianças passam muito tempo na caixa de areia (playing with sand image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Brincar fora de casa

Em um dia bonito, crianças gostam de ir para fora para brincar. Uma criança de dois anos está na idade perfeita para aprender a pedalar um triciclo. Visite um parquinho local e deixe que ela use toda a energia para correr, escalar e pular. Ou passeie em uma trilha natural e procure por tesouros como pinhas e folhas. Tempo fora de casa é sempre uma mudança bem-vinda na rotina para crianças, e tais atividades também ajudarão a desenvolver habilidades motoras.

Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Crianças podem aprender a pedalar em um triciclo (little girl on tricycle image by NatUlrich from Fotolia.com)

Leia para crianças todos os dias

Habilidades verbais estão se desenvolvendo durante esse ano da vida da criança, e uma maneira de encorajar desenvolvimento adicional é ler para seu filho de dois anos todos os dias. Procure livros com figuras brilhantes e cativantes e assuntos que interessem. Encoraje seu filho a escolher seus próprios livros. Após ler uma estória, discuta as diferentes coisas que a criança tenha descoberto no livro.

Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Leia para criança todos os dias para aprimorar o aprendizado (reading child 1 image by DMITRY BOKOV from Fotolia.com)

Escolas para crianças de dois e três anos

Se está procurando tirar seus pequeninos de dentro de casa e começar um pouco de socialização e aprendizado, procure em sua comunidade escolinhas apropriadas para suas idades. Muitas oferecem música, dança, ginástica, aulas de natação ou programas de biblioteca para crianças de dois e três anos. Tais escolinhas dão à criança a oportunidade de interagir com outras crianças de sua idade e aprender habilidades de interação social.

Atividades para crianças entre dois e três anos de idade
Bibliotecas geralmente têm programas para crianças de todas as idades (library books image by Daughterson from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível