×
Loading ...

Atividades para crianças que motivam o trabalho em equipe

Atualizado em 19 julho, 2017

Construir um grupo cooperativo de crianças, com apenas uma palestra e alguns tapinhas nas costas, nem sempre funciona. Para de fato inspirar cooperação e senso de unidade nas crianças é preciso mantê-las entretidas e interessadas. Ao fazê-las participar de algumas atividades dentro de casa que motivem o trabalho em equipe, você poderá ensiná-las sobre a importância do trabalho em grupo enquanto elas se divertem.

Una um grupo de crianças com atividades de trabalho em equipe (black team image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)

Fique no lugar

Realize essa atividade do site da "Wilderdom", criando na sua sala um pequeno círculo ou quadrado usando uma corda ou fita adesiva. Reúna as crianças e diga a elas para trabalharem juntas para tentar fazer com que todos caibam dentro deste espaço. Adicione competição ao jogo dividindo os jogadores em duas equipes, criando duas áreas, ao invés de apenas uma. Quem tocar fora dos espaços desqualificará a sua equipe. Depois de que todos tenham feito as suas equipes caberem com sucesso, deixe o espaço menor. Brinque até que seja impossível poder caber todo mundo dentro.

Loading...

Enroscados

Faça um círculo com todo mundo para iniciar esta atividade da empresa "Learning for Life". Instrua as crianças a esticarem o braço esquerdo. Em seguida, diga-lhes para agarrarem o braço esquerdo de qualquer outra pessoa, sem ser alguém que esteja em pé ao lado delas. Depois diga ao grupo para estender o braço direito e fazerem a mesma. O grupo logo ficará enroscado em um nó de braços. Os jogadores precisam trabalhar juntos para se desembaraçarem sem largar os braços um dos outros. Cronometre o grupo para ver o quão rápido ele pode executar a tarefa. Tente de novo para ver se as crianças podem bater o tempo que eles fizeram no primeiro turno.

Brincando de se vestir

Pegue roupas que as crianças possam usar por cima das suas próprias. Itens como chapéus, casacos, cachecóis e assim por diante funcionam bem. Selecione dois de cada tipo de roupa. Por exemplo, você deve selecionar duas jaquetas, se você optar por usar jaquetas. Divida as crianças em duas equipes e alinhe cada equipe em fila única. Coloque uma pilha de roupas na frente de cada grupo. Quando você disser "já", o primeiro jogador de cada time tem que colocar todas as roupas da pilha da sua equipe. O jogador, então, tira todas essas roupas e as entrega para o próximo jogador da fila, que deve realizar a mesma tarefa. Continue dessa maneira até que uma equipe termine antes da outra e ganhe o jogo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...