Atividades para crianças da "Parábola do fariseu e o publicano"

Escrito por danielle hill | Traduzido por ana paula diniz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para crianças da "Parábola do fariseu e o publicano"
Torne a parábola do fariseu e o publicano relevante para as crianças (studying god's word image by Pix by Marti from Fotolia.com)

A parábola do fariseu e o publicano é uma excelente leitura para crianças, que inclui uma lição valiosa de ensino sobre a importância da intenção de devoção genuína da Bíblia. Encontrado em Lucas 18:9-14, a história transmite como um fariseu presunçoso, quem é prepotente por seguir uma vida boa, falha em orar verdadeiramente. Em vez disso, ele distrai os outros ao rezarem por se gabar de sua piedade. Por outro lado, um publicano, também conhecido como coletor de impostos, reza genuinamente e humildemente apesar da incorreção de sua vocação no contexto da história da Bíblia.

Outras pessoas estão lendo

Um jogo da memória

Depois de ler a parábola juntos e discuti-la, conclua a lição com a recitação de todo o grupo de memória. Você pode fazer a recitação mais dinâmica e interessante, organizando os alunos em um círculo e jogando uma bola de borracha ao redor. Comece recitando a primeira linha da história, e então atire a bola para um aluno. Este aluno deve continuar a história e em seguida, passe a bola, continuando até chegar ao final da parábola. Se sua congregação valoriza memorização precisa como parte do estudo da Bíblia, esta é uma maneira eficaz de praticar o texto para a memória. Caso contrário, é uma ótima maneira de captar a essência da história.

Atividades para crianças da "Parábola do fariseu e o publicano"
Jogos ajudam na assimilação das parábolas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Curvando-se

Especialmente para as crianças mais jovens, envolver seus corpos inteiros em uma atividade pode ajudá-las a relacionar com ela e aprofundar a sua compreensão. Para ajudar as crianças a entender a humildade, fale sobre o que fez o fariseu para rezar e o que fez o publicano, fisicamente. Faça com que elas se curvem e incentive-as a notar a sensação da ação. Pergunte-lhes se há qualquer sentimento emocional ou espiritual para se curvar. Para ajudar na discussão, pergunte aos alunos se eles gostariam de se curvar ao seu pior inimigo, a sua melhor amiga ou a seus pais. Discuta como os cristãos geralmente não curvam-se para expressar a sua humildade e deixe as crianças lançarem ideias de outros comportamentos que refletem a humildade.

Atividades para crianças da "Parábola do fariseu e o publicano"
Vários comportamentos refletem a humildade (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Desenhando

Usando a parábola do fariseu e o publicano como inspiração, incentive cada criança a pensar sobre sua própria compreensão de humildade. Se você tem filhos mais velhos, deixe que eles escrevam sua definição de humildade em um pedaço de papel. Embaralhe os papéis e redistribuá-os, deixando a classe compartilhar suas ideias com uma camada de anonimato, ideal para incluir estudantes tímidos. Depois de ler todas as definições, distribua papel e giz de cera ou lápis de cor para que os alunos possam fazer desenhos que simbolizam a humildade. Incentive os alunos a serem criativos, deixando as imagens servirem como um lembrete do que a verdadeira humildade significa para eles. Lembre-os que, como a parábola aponta, humildade não é necessariamente sobre aparências.

Atividades para crianças da "Parábola do fariseu e o publicano"
Humildade não é necessariamente sobre aparências. (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível