Atividades que crianças podem fazer após lerem uma estória

Escrito por veronica romualdez | Traduzido por rebecka villarreal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades que crianças podem fazer após lerem uma estória
As crianças devem participar de atividades relacionadas com os livros que leram (child reading image by Ryan Shapiro from Fotolia.com)

Todo mundo sabe que a leitura é uma atividade importante para as crianças. No entanto, o que as crianças fazem depois de ler um livro também é importante para determinar se eles compreendem o que leram. Além de escrever um relatório do livro, as crianças podem fazer dezenas de atividades depois de lê-lo. Quer se trate de uma atividade para eles fazerem em casa ou na escola, as crianças podem encontrar atividades de leitura de compreensão que são educativas e interessantes.

Outras pessoas estão lendo

Escreva uma carta

Depois de ler um livro, as crianças podem escrever uma carta como um dos personagens do livro. A carta deve revelar o que o personagem está sentindo e pensando com base em eventos do livro. Faça as crianças fingirem que a carta está sendo escrita para o amigo do personagem, membro da família ou até mesmo um outro personagem do livro. Alternativamente, os alunos podem escrever uma carta a um dos personagens do livro e até mesmo escrever uma carta destinada ao autor.

Fazer um relato com uma caixa de sapato

As crianças podem usar uma caixa de sapato velha para recriar uma das cenas no livro ou exibir coisas na caixa que sejam relevantes para a história. Por exemplo, se uma criança ler "A Menina e o Porquinho", ela pode criar uma cena de fazenda no interior da caixa utilizando uma caneta como sendo o porco e uma estatueta de uma menina. Para finalizar o projeto, cubra a frente da caixa com teia de aranha sintética e uma aranha de brinquedo, assim como o que é usado para a decoração de Dia das Bruxas.

Fazer uma colagem

As crianças mais jovens vão desfrutar de criar uma colagem da história que acabaram de ler. Instrua cada criança a trazer revistas velhas para a escola e forneça cartolina. Instrua os alunos a cortar imagens e palavras que se encontram em revistas que representam os eventos importantes e personagens do livro. As crianças podem usar cola para colar as imagens no cartaz e cada um pode ir na frente da sala para explicar as imagens e como elas se relacionam com o livro.

Fazer uma discussão na sala

Se todas as crianças da turma devem ler o mesmo livro, o professor pode fazer uma discussão em classe. Esta é uma maneira envolver todos em uma atividade ao mesmo tempo para que os pensamentos e sentimentos de todos sobre o livro sejam ouvidos. Pergunte aos alunos sobre o que é a estória, o que eles teriam feito em uma situação em particular, por que o autor escreveu o livro e como eles se sentem sobre determinados eventos que acontecem no livro. No final da discussão, a classe recebe uma visão sobre o que todo mundo pensa sobre o livro e o professor é capaz de compreender se as crianças entenderam o que leram.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível