Educação e ciência

Atividades para crianças com o Sol, a Lua e as estrelas

Escrito por zora hughes | Traduzido por lucas schiavo
Atividades para crianças com o Sol, a Lua e as estrelas

As crianças talvez gostem de aprender sobre o Sol

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Quando estiver ensinando astronomia à sua turma, você poderá criar algumas atividades para ajudar os seus alunos a entenderem o Sol, a Lua e as estrelas, que darão às crianças a chance de aprender de uma maneira divertida. Tudo o que você precisa são alguns materiais que podem ser encontrados em uma loja de artesanato... e imaginação.

Outras pessoas estão lendo

Atividades fáceis

Imprima figuras do Sol, da Lua e das estrelas. Dê um conjunto para cada estudante e os faça colorir com canetas e lápis de cor e depois colar as figuras em palitos de madeira. Para fazer com que os desenhos durem mais, passe papel laminado em cada um antes que os estudantes os colem nos gravetos. Transforme essa atividade em um jogo de perguntas e respostas, perguntando-lhes sobre o Sol, a Lua e as estrelas, e as crianças deverão respondê-las levantando a gravura com a resposta correta. Por exemplo, se você perguntar "Qual o único lugar que o ser humano já andou além da Terra?", as crianças teriam que levantar a Lua.

Atividades em círculo

Coloque as crianças assentadas em círculo. Dê o Sol a uma criança, a Lua a outra e uma estrela a uma terceira. Peça-lhes para passarem o Sol, a Lua e a estrela pelo círculo. Quando você falar "para", as crianças segurando as figuras devem se levantar. Cada uma dividirá algo que sabe sobre o item que está em suas mãos. Por exemplo, a criança segurando o Sol poderá dizer que o Sol é muito brilhante. Continue brincando até que todos tenham tido sua vez de dividir um conhecimento. Transforme essa atividade em um jogo dando um pequeno prêmio para cada um que disser algo correto.

Atividades de massinha

Dê aos seus alunos argila amarela, vermelha, azul e cinza. Deixe as crianças usarem sua imaginação para modelarem o Sol, a Lua e as estrelas. Por exemplo, diga-lhes para usarem seus dedos para criarem crateras na Lua; premie os projetos mais criativos. Para outra atividade com argila, dê às crianças formas em formato de Sol, Lua e estrela para que elas moldem. Elas endurecerão durante a noite e depois as crianças poderão ficar com seus trabalhos.

Atividades que brilham no escuro

Esconda vários exemplares do Sol, da Lua e de estrelas que brilham no escuro por toda a área da brincadeira antes que os alunos cheguem. Dê a cada estudante um pequeno saco de papel e desligue a luz. Diga para eles caçarem as figuras que brilham no escuro, e o jogador que encontrar mais ganha a atividade. Para outra brincadeira, dê canetas e tintas que brilham no escuro às crianças, para que desenhem papéis pretos. Depois que todo mundo terminar, desligue a luz para elas verem suas criações.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media