Mais
×

Atividades para deficientes físicos e mentais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ter deficiências físicas ou mentais não significa que as pessoas não podem participar de atividades sociais ou comunitárias, embora possam precisar de alguma ajuda. Para aqueles que se sentem mais confortáveis ​​fazendo atividades com outras pessoas que têm deficiências, provavelmente há vários grupos dentro da comunidade que organizam e patrocinam eventos.

Cadeiras de roda não precisam ser um confinamento (elderly couple relaxing in wheelchairs in the sun image by L. Shat from Fotolia.com)

Ao ar livre

Estar em uma cadeira de rodas não significa que as pessoas não podem participar de atividades ao ar livre, danças ou atividades aquáticas, apenas significa que podem precisar de um pouco de criatividade. Tente acampar, canoagem e observar aves. Para ficar um pouco mais fácil para você, encontre um acampamento com áreas adaptadas. Estes geralmente incluem uma superfície pavimentada e chuveiros com rampas. Quando for andar de barco, leve alguém junto que possa ajudar a transferir pessoas de cadeiras de rodas para o barco. Para uma observação de aves mais fácil, pesquise os locais com antecedência e vá para lugares com trilhas pavimentadas.

Superfícies pavimentadas são feitas para cadeiras de rodas (man in wheelchair image by jimcox40 from Fotolia.com)

Ande a cavalo

Andar a cavalo é uma atividade que qualquer pessoa pode aproveitar. Tem benefícios físicos e mentais, e aumenta a autoconfiança e a independência. De acordo com o site Outdoor Sport and Leisure, "Os benefícios terapêuticos incluem melhora no equilíbrio, postura, coordenação, assim como músculos mais flexíveis e relaxados". Você também pode aproveitar o aspecto social de pertencer a um clube de equitação ou estábulo. Muitas vezes, esses lugares organizam passeios em grupo ou têm clubes de cavalgadas de acordo com a capacidade.

Andar a cavalo pode ser terapêutico (horses and riders image by pearlguy from Fotolia.com)

Participe das Olimpíadas

Não importa a atividade, participar das Paraolimpíadas faz mais do que dar uma oportunidade de ganhar uma medalha. As Paraolimpíadas ajudam as pessoas que lidam com deficiências mentais em mais de 180 países, fornecendo crescimento emocional, social e físico, independência e autoestima positiva.

Vá nadar

Por causa de sua natureza flutuante, a água nivela o campo de jogo entre aqueles com e sem deficiências. Flutuar em um colchão de ar pode ser relaxante, assim como mergulhar com um colega. Ser puxado por um barco de esqui pode ser emocionante e aumenta os níveis de adrenalina para qualquer um que seja corajoso o suficiente para tentar esqui aquático, wakeboard, tubing ou kneeboard. Com a ajuda de equipamentos adaptados e coletes salva-vidas, os esportes aquáticos podem ser aproveitados por pessoas de todos os níveis de habilidade. Não tenha medo de se molhar. A água pode ser muito libertadora.

Quase todos os níveis de habilidade podem aproveitar a água (swimming image by João Freitas from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article