×
Loading ...

Atividades para desenvolver a autoimagem positiva em pré-escolares

Atualizado em 17 abril, 2017

Desenvolver uma auto-imagem positiva é um aspecto importante na transformação de crianças em adultos bem adaptados. Uma maneira de fazer isso é praticar atividades com crianças pré-escolares para promover a autoestima que sejam transferidas para fases posteriores de suas vidas.

Desenvolver uma autoimagem positiva cedo também ajuda no desenvolvimento posterior (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Participar das brincadeiras

O simples ato de brincar com uma criança e participar das atividades que ela está interessada pode promover a sua autoestima de forma eficaz. Quando os pais ou professores se envolvem em brincadeiras, enviam a mensagem de que a criança é um indivíduo valioso. É importante permitir que ela brinque com o tipo de jogo que está interessada, não é uma boa ideia forçar atividades sobre ela, pois, às vezes, isso pode ter o efeito oposto e diminuir sua autoimagem.

Loading...

Responsabilidades

Dar a uma criança algumas responsabilidades simples é outra maneira de promover a autoestima e dar-lhe um sentimento de realização. A maioria das crianças pré-escolares não está pronta para as responsabilidades sérias, mas são capazes de algumas tarefas básicas. As tarefas poderiam incluir colocar seu prato e utensílios na pia depois de comer ou dobrar as roupas. Isso deve familiarizar a criança com os sentimentos positivos associados à auto-suficiência.

Encorajamento

Outra maneira de desenvolver uma autoimagem na criança é se concentrar em suas realizações. Reconhecer quando ela faz algo bem deve ajudá-la a associar boas ações e trabalhar duro com reforço positivo. Ofereça um prêmio físico ou reconhecimento por sua realizações. Assim ela será capaz de refletir mais tarde sobre suas atividadades, o que deve servir como motivação adicional.

Ouça

Outra técnica envolve ouvir a criança de uma forma consistente. Muitas vezes, a designação de um momento específico, duas ou três vezes por semana, é eficaz. Se não puder, simplesmente ouça suas histórias e reconheça seus sentimentos que são vitais para o desenvolvimento da autoestima. Durante esse tempo, permita que ela desabafe e externalize todas as emoções para fora do seu coração. Isso deve mostrar-lhe que ela é valiosa e vale a pena ser ouvida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...