on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades para desenvolver espírito de liderança em adolescentes

Atualizado em 23 março, 2017

Atividades para desenvolver espírito de liderança em adolescentes são uma forma de mantê-los focados no que significa ser um bom líder. Os adolescentes estão em um estágio crucial da vida, na transição entre a infância e a vida adulta. Desenvolver habilidades de liderança ajudará a alcançar os objetivos e a ganhar a confiança necessária para um futuro de muito sucesso.

É importante que os adolescentes pratiquem suas habilidades de liderança (Teenagers reading book image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Citação

Essa atividade introduz o primeiro passo para construir habilidades de liderança. Faça os adolescentes pesquisarem e identificarem uma citação que descreva o que significa ser um bom líder. Discutam juntos as definições. Depois, as citações podem ser coladas nas paredes para ajudar a dar inspiração.

Loading...

Autoanálise

Para ajudar os adolescentes a identificar ações de liderança e a estabelecer objetivos para seu próprio comportamento, discuta com eles o que os líderes fazem diariamente e quais ações demonstram boa liderança. Cada aluno pode listar seus próprios comportamentos nesse sentido. A atividade deve ajudar a identificar ações pessoais e características que tenham parte em uma boa liderança.

Líderes inspiradores

É importante que os adolescentes encontrem certas características em outras pessoas para que possam se espelhar nelas. Falar sobre experiências nas quais eles foram pessoalmente influenciados por uma liderança pode ajudar a inspirá-los.

Faça o que você diz

O objetivo da atividade é traduzir valores pessoais em comportamento de liderança. É essencial que as pessoas sejam consistentes com suas palavras. Discutir os valores pessoais e a forma como eles interferem em um bom comportamento é uma maneira eficaz de desenvolver habilidades de liderança.

Desafio de liderança

Líderes adolescentes são frequentemente desafiados por novos obstáculos. Por vezes, é comum travar e não saber para onde correr ou como seguir adiante. Ao ensiná-los habilidades de liderança, discuta possíveis cenários que possam provocar desafios. Os adolescentes devem se reunir em grupos e discutir um desafio com o qual se depararam e como reagiram. Depois, é hora de refletir e imaginar se poderiam ter agido de outra forma.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...