Atividades para o desenvolvimento emocional e social das crianças

Escrito por shelley frost | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para o desenvolvimento emocional e social das crianças
Atividades ajudam crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais (child image by saied shahinkiya from Fotolia.com)

As crianças se desenvolvem socialmente e emocionalmente desde o dia em que elas nascem. O ambiente e as interações iniciais moldam seu desenvolvimento emocional e social. Os 3 primeiro anos de uma criança são cruciais para o desenvolvimento, de acordo com o Departamento de Cuidado e Serviços Familiares, de Illinois. Atividades que aumentam o desenvolvimento social e emocional de uma criança devem ser desenvolvidas em sala de aula ou em casa.

Outras pessoas estão lendo

Encontros para brincar

Encontros para brincar dão às crianças da mesma idade, oportunidades de praticar interações sociais. As crianças também aprendem a identificar e a reagir a emoções exibidas pelos seus colegas, uma habilidade importante no desenvolvimento de amizades e na interação com os outros. Uma atividade estruturada do dia de brincar, como fazer projetos artesanais ou decorar biscoitos, mantem as crianças focadas e, incorpora habilidades sociais como dividir e seguir instruções. Brincadeiras livres ajudam as crianças a praticar suas habilidades sociais sem muita orientação dos pais. Encontros para brincar podem ser realizados com crianças da vizinhança, filhos de seus amigos ou em um grupo formal. Wonder Time sugere que se limite o tempo para brincar, especialmente, atividades organizadas, para as crianças mais novas.

Interpretação

Atividades de interpretação simulam situações da vida real que envolvem desenvolvimento social ou emocional. As crianças se tornam capazes de lidar com situações que possam aparecer, como um colega que não quer dividir um brinquedo ou uma criança que pratica bullying. As crianças atuam da forma como elas poderiam lidar com a situação de um modo socialmente aceitável, mantendo em mente os sentimentos das outras pessoas. Ao invés de, eles mesmos atuarem a situação, as crianças podem usar fantoches, bonecas ou bonecos de ação. Brincadeiras de se vestir, nas quais as crianças fingem ser outra pessoa, também funcionam. A duração da interpretação deve depender da idade da criança e de seus níveis de desenvolvimento social e emocional.

Hora de brincadeiras criativas

Atividades criativas permitem que crianças mais novas expressem as emoções que possam ter dificuldades para verbalizar. Pintar uma imagem ou brincar com argila são 2 exemplos de projetos de arte que facilitam o desenvolvimento emocional e social. A Universidade de Maine, também, sugere atividades de movimentos, musicais e sensoriais como atividades sociais e emocionais. Crianças são capazes de usar a criatividade livremente durante essas atividades, expressando seus próprios pensamentos e ideias. Muitos jogos para crianças também incorporam elementos cooperativos e sociais. Corridas de revezamento e Siga o Mestre são 2 exemplos de jogos que, requerem que as crianças trabalhem juntas e interajam socialmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível