×
Loading ...

Atividades para o desenvolvimento motor grosso para jardim de infância

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As habilidades motoras grossas são habilidades que realizamos com nossos grandes músculos, como saltos, corrida e arremesso. Apesar do fato de que realizar tais ações pode parecer uma habilidade inata, elas realmente necessitam de prática para serem aperfeiçoadas. O tempo ideal para cultivar habilidades motoras é durante a primeira infância, pois é o momento em que os músculos estão se desenvolvendo. Se você for um professor de jardim de infância, apresente aos seus alunos atividades atraentes e divertidas que promovam o desenvolvimento motor grosso.

Jogue folhas de papel amassado (crumpled paper image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

O mestre mandou

O jogo infantil clássico, "O Mestre Mandou", combina o desenvolvimento das competências motora grossa e da audição. Para jogar este jogo, convide sua classe a se levantar e fique de frente para ela. Faça uma série de atividades diferentes para elas para imitarem; pulando com os dois pés, pulando em um pé, polichinelos e assim por diante. Antes de realizar as atividades, diga, "O Mestre Mandou", ou não diga nada - os alunos devem apenas executar as ações que "O mestre mandar" fazer. Se uma criança for pega fazendo uma ação que o mestre não disse para fazer, ela deve ficar de fora. Continue o jogo até que haja apenas um jogador.

Loading...

Atirando ao aro

Reforce o reconhecimento dos sons e das letras com este jogo. Coloque uma lata de lixo limpa e vazia no chão e use fita adesiva para marcar um ponto no chão a cerca de 1 m de distância da lixeira onde os alunos devem ficar. Dê às crianças pedaços de papel amassado e convide-as a ficar atrás da fita, uma de cada vez. Escreva uma letra no seu quadro branco ou negro. A criança em pé na fita tem que identificar a letra e falar uma palavra que comece com ela. Se ela responder corretamente, pode tentar lançar o seu pedaço de papel amassado na lixeira. Um ponto é ganho para cada pedaço de papel que caia na lata de lixo. A criança que ganhar mais pontos vence o jogo.

Corrida de equilíbrio

Nesta atividade as crianças exercitam as suas habilidades de equilíbrio durante a corrida. Coloque duas vigas de equilíbrio em uma altura baixa, lado-a-lado. Divida a turma em duas equipes e um jogador de cada equipe deve ficar na placa e tentar correr através dela o mais rápido possível. A equipe com o primeiro jogador a atravessar a placa ganha um ponto e o time com mais pontos ganha a corrida.

Imitando os movimentos dos animais

Esta atividade não competitiva convida os alunos a praticarem o desenvolvimento de habilidades motoras grossas fingindo que são animais diferentes. Fique na frente dos alunos e indique o nome de um animal, explique os movimentos dos animais escolhidos e, em seguida, mova-se como o animal. Por exemplo, se você disse "cobra", explique como as cobras deslizam e, em seguida, convide os alunos a deslizarem como elas. Se você escolheu o sapo, explique como eles pulam e depois pule, semelhantemente. Esta atividade promove habilidades motoras, permitindo que as crianças consigam externalizar sua alegria.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...