Conhecimento

Atividades divertidas para a aula de matemática

Escrito por catherine copeland | Traduzido por mariana nicolau
Atividades divertidas para a aula de matemática

Há muitas atividades que os professores podem incorporar nas aulas de matemática

math image by jaddingt from Fotolia.com

Tradicionalmente, a matemática é uma aula com disciplina e organização, focada em exposição e depois em aplicação da nova matéria. No entanto, há muitas atividades diferentes que os professores podem usar em uma aula de matemática para tornar o aprendizado mais divertido. Elas não só ajudam o professor a ensinar a matéria mas também ajuda os alunos a gostarem do processo de aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

O jogo do porco

O jogo do porco é uma atividade perfeita para alunos desde o quarto até o nono ano, já que ela os ajuda a praticar somas mentalmente e a desenvolver a estratégia. Esse jogo pode ser jogado com a sala toda junta, com os alunos revezando para jogar os dois dados. O objetivo do jogo é completar 100 pontos. Há três regras que devem ser seguidas. Cada aluno pode jogar os dados quantas vezes quiser, na tentativa de aumentar sua pontuação, e cada um deve saber o número de pontos mentalmente. Se o aluno tirar 1 em um dos dados, a rodada acaba e os pontos dela se reduzem a zero. Se tirar 1 em ambos os dados, todos os seus pontos são zerados. Os alunos podem depois discutir sua estratégia para o jogo e tentar diferentes métodos.

Qual número ganha?

Essa é uma boa atividade de matemática para uma sala de aula porque pode ser usada em todos os níveis, do primeiro ao nono ano. É individual e leva a uma discussão em sala. O professor deve fazer uma tabela e preenchê-la com os números de 2 a 12. Cada aluno deve ter dois dados, jogá-los e memorizar a soma dos dois na tabela. Uma hora, uma "soma vitoriosa" aparecerá — o número que é tirado mais vezes. Para crianças menores essa atividade ajuda com o aprendizado de adição, ao passo que as crianças mais velhas também podem praticar análise de dados.

Jogo de computador - Four in a line (Quatro em fila)

Uma outra forma de incorporar atividades matemáticas divertidas na sala de aula é desafiar os alunos a jogar no computador jogos de matemática. Um exemplo é Four in a line (Quatro em fila), um jogo de computador parecido com o Lig 4. Os alunos devem usar seus conhecimentos matemáticos para tentar formar quatro em uma linha contra o computador. Esse jogo pode ser usado com diferentes níveis, e é adequado para diferentes grupos de diferentes idades.

Atividades de quebra-cabeça

Quebra-cabeças são divertidos para crianças em muitos anos diferentes e podem ser facilmente acrescentados a um plano de aula de matemática. Eles se tornam uma maneira prática de aplicar a matéria e podem ser divertidos e desafiadores ao mesmo tempo. Podem ser usados em diversos assuntos, como lógica, medidas e números, mas também podem incluir outros jogos. Depois de terminar de explicar os conceitos de uma determinada aula, coloque os alunos para fazerem um quebra-cabeça para testarem seus conhecimentos sobre o assunto.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media