Atividades divertidas para crianças baseadas no sistema musculatório

Escrito por megan shoop | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades divertidas para crianças baseadas no sistema musculatório
Ensine às criaças sobre os músculos (young boy showing his muscles image by Ramona smiers from Fotolia.com)

As crianças, muitas vezes, aprendem melhor através de projetos e atividades práticas. Isso não só ajuda a visualizar conceitos intangíveis e complicados, mas também dá outro modo para lembrar informações. O resultado é uma melhor retenção de aprendizado enquanto eles se divertem saindo de seus lugares e explorando diferentes aspectos das aulas. Projetos funcionam muito bem para assuntos como o sistema muscular. Como as crianças não podem ver os músculos através de sua pele, pode ser difícil para eles entender como funcionam ou onde estão. As atividades podem mostrar e ajudar a conectar os conceitos para aulas futuras.

Outras pessoas estão lendo

Células musculares

Os músculos se movem porque suas células são elásticas. As células musculares esticam quando o músculo se expande e retornam ao seu tamanho original quando os músculos são retraídos. Os alunos podem visualizar isso através de uma atividade usando elásticos. Separe-os em grupos e dê a cada grupo um monte de elásticos. Estes devem ser grossos e resistentes. Instrua os alunos a fazerem uma corrente elástica para representar as células musculares. Para criar a corrente, as crianças devem segurar um elástico em cada mão e colocar a extremidade direita sobre o lado esquerdo. O estudante, então, puxa o elástico da esquerda para a direita e de volta para a esquerda. Os alunos adicionam elásticos até que a corrente seja feita. O professor deve verificar se as correntes de elástico são longas o suficiente para não arrebentarem e machucarem os alunos. Enquanto as crianças trabalham, coloque vários baldes na frente da sala com guloseimas, como doces sem açúcar, frutas secas e outros lanches aprovados pela escola ou prêmios, como apitos de plástico e quebra-cabeças. Cada grupo de crianças fica no fundo da sala. Uma ou duas crianças seguram a extremidade traseira da corrente enquanto outro aluno segura a outra extremidade e corre para a frente da sala para pegar um prêmio dos baldes. Depois disso, o professor e os alunos discutem o que aconteceu com os elásticos.

Localização dos músculos

Este exercício ajuda as crianças a se lembrar onde certos músculos estão no corpo. O professor divide os alunos em pares e dá a cada par um grande pedaço de papel. Um estudante deita no papel enquanto os outros traçam ao redor de seu corpo. Os alunos, então, desenham os músculos e nomeiam um a um. Podem ser apenas músculos básicos, como tríceps, bíceps, abdominais, etc. Os alunos podem usar seus livros ou outros recursos visuais como referências. Depois, o professor pode pendurar os cartazes e ver se estão corretos. Pode incentivar os alunos a cutucar suas próprias coxas, braços e estômagos para encontrar seus músculos.

Trabalhando músculos diferentes

Esta atividade ajuda os alunos a descobrir como sentir os músculos e o que eles fazem. O professor divide a classe em quatro grupos e define quatro posições: braços, pernas, boca e abdominais. O professor coloca um conjunto de pesos, pesados ​​o suficiente para que os alunos façam esforço para levantá-los, mas leves o suficiente para que possam levantá-los facilmente sobre suas cabeças (embora isso não seja aconselhável) na seção de braços, e instruções no resto. As instruções devem ser uma lista de ações que trabalham os músculos para essa estação, embora as instruções não devam nomear os músculos, as crianças devem ser capazes de nomear os músculos das ações realizadas. Por exemplo, as crianças podem levantar os pesos para os braços, mastigar chiclete sem açúcar para os músculos da mandíbula, correr sem sair do lugar ou fazer agachamento para as pernas e abdominais para o abdômen. Os alunos devem escrever quais os músculos utilizados para a realização das atividades e discutir como sentiu os músculos antes, durante e após o exercício.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível