×
Loading ...

Atividades divertidas com as crianças durante a quaresma

Atualizado em 18 julho, 2017

A quaresma celebra eventos dos últimos dias de Jesus antes da morte na Sexta Feira Santa e sua ressurreição no Domingo de Páscoa. A quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, e é uma recordação de 40 dias que termina um dia antes da Páscoa. Nesta data, as crianças podem aprender sobre eventos que envolvem o sacrifício e o renascimento de Jesus.

As crianças podem celebrar a quaresma com atividades divertidas (jesus image by cris13 from Fotolia.com)

Palmeiras feitas com lápis

João 12:12-19 contém um dos relatos da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas louvaram e acenaram com folhas de palmeira. Faça com que as crianças cortem folhas de palmeiras feitas de papel crepom, com cerca de 5 cm. Use fita adesiva transparente para prender as folhas a cerca de 2,5 cm de distância da borracha e do lápis. Envolva o restante do lápis com crepom marrom.

Loading...
As pessoas louvaram e acenaram a Jesus com folhas de palmeira durante sua entrada triunfal em Jerusalém (Palm Tree image by Aribaby from Fotolia.com)

Oração no Getsêmani

Jesus orou no jardim de Getsêmani antes de ser preso, conforme Marcos 14:32-42. Coloque cada criança com suas mãos em posição de oração próximas ao rosto. Tire uma foto de perfil acima dos ombros. As crianças devem desenhar e recortar grandes mãos juntas em oração em espuma. Também devem cortar o fundo das fotos e colá-las nas espumas.

As crianças podem montar uma ilustração delas mesmas orando numa imagem de mãos juntas em preces (praying hands image by dwags from Fotolia.com)

Próximo à cruz

A história da morte de Jesus na cruz é contada em todos os evangelhos, incluindo Lucas 23:26-49. Faça com que as crianças ajudem a construir grandes cruzes para colocar ao redor da sala para a quaresma. Podem ser feitas em taboas, galhos, papelão ou tecido presos à parede ou quadro. Distribua Bíblias infantis e livros com histórias sobre a entrada triunfal, a Última Ceia, a morte e a ressurreição de Jesus e outras histórias apropriadas. Um professor pode reunir um grupo de crianças em uma das cruzes para contar a história. Ou grupos de crianças maiores podem se juntar em uma cruz e contar a história da Páscoa na Bíblia.

Faça vários tipos diferentes de cruzes para a sala de aula (cross image by Rui Vale de Sousa from Fotolia.com)

Divida a alegria

Um evento de alegria da Ressureição é contado em João 20:11-18. Crianças devem dividir a alegria da ressurreição com as outras salas. As crianças podem ajudar a misturar doce de arroz crocante com marshmallows derretidos. Faça com que usem papel manteiga para formar cruzes com a mistura. Leva os alunos para dar uma volta no prédio e deixe que as crianças dividam as cruzes com as outras classes. Esta atividade pode ser repetida em vários domingos, se desejado, dividindo com diferente salas a cada semana.

Lições práticas das crianças

Ao invés de um adulto apresentar um exemplo prático para as crianças, deixe que eles apresentem uma lição para os adultos. Pratique uma exemplo prático. As crianças podem demonstrar uma tumba vazia com saco de papel com Jesus Cristo dentro, então a criança se vira e discretamente pega um saco idêntico, porém vazio para mostrar. Um balão de hélio pode imitar Jesus subindo ao céu, papel branco e preto pode simbolizar os pecados que são perdoados pela morte de Jesus, nos deixando sem pecados diante de Deus. As crianças podem dar o exemplo prático durante o culto na igreja ou para a escola dominical dos adultos. A quaresma inteira oferece vários domingos para as crianças apresentarem lições práticas, se desejado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...