Atividades divertidas para crianças em falando a verdade

Escrito por laura wilson | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades divertidas para crianças em falando a verdade
É importante ensinar honestidade às crianças pequenas (kids on the bikes image by Peric Sinisa from Fotolia.com)

Um dos objetivos dos pais e dos professores é ensinar as crianças não somente as matérias mas também incutir nelas traços positivos de caráter. Todas as crianças sentem vontade de omitir a verdade de vez em quando, então os adultos podem fazer uso de atividades que ensinam os princípios da honestidade.

Outras pessoas estão lendo

Botão, botão, quem está com o botão?

Este é um jogo antigo que pode ser usado para ensinar honestidade de uma forma divertida. Um adulto deve escolher uma criança para ser "ele", enquanto as outras crianças se reúnem em um círculo. A pessoa que é "ele" fecha os olhos. Um botão ou outro objeto pequeno é passado de criança a criança por uma quantidade de tempo. O adulto pode cronometrar ou tocar uma música enquanto o objeto é passado de mão em mão. Quando a criança que é "ele" abrir os olhos, as outras crianças dirão "botão, botão, quem está com o botão?" enquanto eles estão fingindo esconder o objeto em suas mãos. A criança que é “ele” vai então acha que uma pessoa. A pessoa com o botão pode virar a ser "ele" próximo. Neste jogo que parece ser simples, há uma vontade de algumas crianças em mentir quando estão com o botão em suas mãos e a pessoa que é "ele" adivinha o seu nome. Isto os faz sentir que estão sendo pegos apesar de ser uma brincadeira divertida. Os adultos podem discutir porque todos devem dizer a verdade e como tornar a brincadeira divertida a todos.

Atividades divertidas para crianças em falando a verdade
Um botão ou outro objeto pequeno funcionará bem para este jogo (button image by Edsweb from Fotolia.com)

Grandes Fábulas

Os pais podem usar essa atividade a qualquer momento e apesar de parecer uma simples estória, pode-se ensinar a criança que não dizer a verdade, ou exagerar os fatos em uma estória pode soar boba para alguma outra pessoa. Escolha um evento que aconteceu enquanto você foi pequeno e transforme-o em uma estória. Por exemplo, você pode contar uma estória de como você foi acampar no último verão. À medida que você contando a estória, insira cinco inverdades ou exageros. Pode ser qualquer coisa desde um encontro com um urso, mudando a cor da barraca que você ficou. E veja se a criança consegue descobrir os cinco fatos que não são verdades. O Departamento de Educação dos EUA em "O sucesso da minha criança na escola" sugere conversar sobre como uma criança se sente quanto um amigo conta uma mentira e se ela confiaria nesse amigo no futuro. Esta atividade é uma forma efetiva das crianças escutarem como uma grande fábula é interpretada por outras pessoas e que aqueles que exageram na verdade podem não ser confiáveis.

Atividades divertidas para crianças em falando a verdade
Conte as crianças uma estória com alguns exageros e veja se elas podem descobri-las (jordina 6 image by Jaume Felipe from Fotolia.com)

Leia livros

Um dos muitos benefícios da leitura infantil é sua habilidade de ensinar o conceito ou traço de caráter de uma forma divertida e interativa. Há muitos livros que contam estórias sobre falar a verdade. O Guia de livros Infantis recomenda alguns títulos que se encaixam nesse tópico: "Edwurd Fudwupper Fibbed Big" de Berkeley Breathed "os Ursos de Berenstain e a verdade" de Stan & Jan Berenstain "Promessa: um livro sobre como falar a verdade" de Vanita Braver "Os ursos de Berenstain e uma anotação de desculpas" de Stan & Jan Berenstain "Ruthie and the (Not So) Teeny Tiny Lie" de Laura Rankin

Atividades divertidas para crianças em falando a verdade
Muitos livros possuem mensagens de honestidade (reading image by max blain from Fotolia.com)

Assista à vídeos

Muitas crianças se divertem assistindo televisão, e é sábio limitar o tempo em frente à televisão, os pais e educadores devem aproveitar esse tempo para reforçar lições de honestidade e de contar a verdade. "Pinóquio" é um clássico filme da Disney cujo nariz do boneco cresce toda vez que conta uma mentira. Apesar de tentar negar sua desonestidade, Pinóquio aprende que o melhor é dizer a verdade desde o começo antes que as coisas piorem. O desenho VeggieTales possui muitos vídeos sobre caráter. Outro desenho que transmite caráter educativo é o 3-2-1 Pinguins. "Ameaça da Lua sobre a Terra em dizer a verdade" ensina como ser uma pessoa confiável de forma divertida.

Atividades divertidas para crianças em falando a verdade
Um filme com um significado pode ensinar honestidade (tv image by martini from Fotolia.com)

Jogo das Consequencias

"Pictionary" é um jogo que as crianças amam jogar e é fácil inventar uma versão que se aplica para qualquer adulto que está tentando ensinar. Adultos podem criar muito cartões que mostrem onde uma criança precisará tomar uma decisão sobre se ela irá dizer ou não a verdade. Escreva em cartões situações como "caneca quebrada", "poça na cozinha" ou "buraco na calça jeans". Divida o grupo em dois times e um deles será aquele que irá desenhar e o outro irá adivinhar. Cronometre 30 segundos para que adivinhem a figura desenhada. Uma vez que a equipe adivinhe a figura fica fácil de conversar sobre ela com perguntas como "o que você acha que aconteceu com a caneca?" e "o que você acha que a criança que a quebrou deveria fazer?". Isso fará com que as crianças reflitam sobre a honestidade. Os adultos podem discutir sobre as possíveis consequências para determinadas atitudes. Por exemplo, se a caneca quebrou por acidente, e ele disse a verdade, não há nenhuma consequência. Se ele mentiu sobre quebrar a caneca, mesmo que fosse um acidente, deve haver uma consequência. Reforce o fato de que as consequências serão mais graves se as crianças não são honestas.

Atividades divertidas para crianças em falando a verdade
Cria um jogo divertido com papel, caneta e imaginação (pencil and paper image by Anita P Peppers from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível