×
Loading ...

Atividades divertidas de educação infantil para professores substitutos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Assumir a função de professor substituto pode ser uma experiência para deixar os nervos à flor da pele. É um trabalho importante, que envolve preencher o espaço de um professor, ver novos rostinhos todos os dias e não saber exatamente o que esperar. Se você for chamado para cobrir um professor de educação infantil, tenha atividades divertidas e animadas prontas para envolver os alunos e garantir um dia agradável e de bons resultados.

Divirta os alunos da educação infantil com jogos de adivinhação (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Caça ao tesouro

Muitas crianças adoram a emoção de procurar e encontrar objetos escondidos. Proponha aos alunos da educação infantil que participem desta busca para ter momentos de muita diversão. Pegue uma pilha de cartões com pistas, imprima letras e números para reforçar o reconhecimento de letras e números e esconda-os pela sala de aula. Se preferir, peça aos alunos que procurem coisas que já fazem parte da sala de aula em vez de objetos escondidos. Por exemplo, peça que encontrem itens que começam com uma determinada letra para trabalhar com o reconhecimento dos sons. Uma vez que o item seja encontrado, combinem um ponto de encontro em determinada parte da sala para compartilharem suas descobertas.

Loading...

Caixas de histórias

Deixe as crianças empolgadas com a literatura usando uma caixa de histórias. Escolha um livro que interesse aos pequenos, por exemplo "Os Três Porquinhos" ou "Chapeuzinho Vermelho". Escolha itens ou figuras relacionadas ao livro escolhido, incluindo uma casinha de madeira, porquinhos de plástico, uma cesta de doces e uma capinha vermelha e coloque-os dentro de uma caixa. Retire um de cada vez, mostre às crianças e pergunte se podem adivinhar sobre o que será a história. Depois de darem seus palpites, leia o livro e diga se estavam certos. É uma atividade que os mantém interessados na leitura e aumenta sua capacidade de compreensão.

Mostre e compartilhe

Crianças pequenas adoram participar de atividades de mostrar e compartilhar. Peça que procurem dentro da sala de aula por algo que queiram compartilhar com a sala ou deixe que mostrem algo que tenham na mochila ou em suas mesas. Convide-os para apresentarem e falarem um pouco sobre o objeto escolhido. Essa atividade os mantém envolvidos, também é muito divertida.

Adivinhações

Brincar de adivinhação é uma ótima oportunidade para que as crianças mostrem sua criatividade e se achem engraçadas. Comece você mesmo o jogo, interpretando a cena de um filme ou imitando uma outra pessoa, por exemplo. A criança que acertar a resposta poderá ocupar seu lugar e fazer sua própria apresentação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...