Atividades divertidas para melhorar a autoestima de adolescentes

Escrito por althea thompson | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades divertidas para melhorar a autoestima de adolescentes
Os adolescentes passam a se sentir melhores consigo mesmo após essas atividades (blond teenager image by Jeanne Hatch from Fotolia.com)

De acordo com o site do "National Mental Health Information Center", a saúde mental é importante em todos os estágios da vida. A autoestima determina como os adolescentes veem a si mesmos, suas vidas e seu futuro. Desafie adolescentes a olhar seus traços positivos e dê a eles a chance de pensar em quais maneiras são únicos e interessantes. As atividades para melhorar a autoestima são benéficas em grupos pequenos ou individualmente.

Outras pessoas estão lendo

Tudo sobre mim

Incentive a autoestima com pôsteres "Tudo sobre mim". Peça para os jovens procurarem fotos antigas ou revistas para encontrar imagens que os descrevam. Traços de personalidade, traços positivos e características físicas devem ser destacadas no pôster. Eles podem criar o pôster do modo como quiserem e conforme pensam sobre si mesmos. Então, peça que compartilhem a criação com o grupo e falem sobre o que eles gostam sobre si mesmos. Incentive-os a levar o pôster para casa e mostrar para os familiares. Isso ajuda os adolescentes a lembrarem coisas boas sobre si mesmos o tempo todo.

Lista da felicidade

Criar uma lista da felicidade permite que os jovens se concentrem em coisas positivas. Escreva cinco coisas que aconteceram no dia anterior e discuta se são boas ou ruins. Converse com eles sobre a decisão de focar nos sentimentos bons e deixar os ruins passarem. Incentive-os a fazer uma lista da felicidade todos os dias. Eles devem escrever sobre coisas que aconteceram naquele dia e que os deixaram felizes e o que fizeram para deixar outras pessoas felizes. Em qualquer momento que se sentirem deprimidos, os adolescentes podem refletir sobre a lista da felicidade para aumentar sua autoestima.

Comercial sobre mim

Dê aos adolescentes a oportunidade de criar um comercial de televisão. Peça aos alunos para escreverem um roteiro para um comercial de dois ou três minutos detalhando por que alguém deva contratá-los. Eles precisam destacar suas qualidades únicas e apresentá-las de forma criativa. Músicas, gráficos ou outras pessoas podem ser usados no comercial. Peça para que apresentem seus comerciais para o grupo todo.

Carta para si mesmo

No começo do ano escolar, peça para que os alunos escrevam uma carta para si mesmos. Eles devem destacar aspectos que gostam sobre sua personalidade nesse momento. Incentive-os a escrever sobre quem são seus amigos, comidas e músicas favoritas, além de outras coisas que já conquistaram até o momento. Inclua também uma foto atual do adolescente com a carta. Atrás da carta, os alunos devem incluir dez objetivos que querem conseguir até o final do ano. Feche os envelopes e guarde-os durante o ano letivo. No final, devolva-os aos alunos. Discuta sobre o que mudou desde que a carta foi escrita e instrua os alunos a falarem sobre quais aspectos positivos de sua personalidade permaneceram durante o ano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível